PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Dezenas de crianças marcham esta sexta-feira pela prevenção dos maus-tratos

28 Abril, 2017 - 02:53

170

0

Iniciativa é promovida pelo Agrupamento de Escolas em colaboração com a CPCJ.

«Dezenas de crianças vão realizar esta sexta-feira, a partir das 10h00, um cortejo pelas principais artérias do centro de Paredes de Coura. A iniciativa, promovida pelo Agrupamento de Escolas local em conjunto com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Paredes de Coura enquadra-se no mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude. O objetivo principal passa por continuar a sensibilizar a comunidade para esta matéria. “Acredito que os direitos das crianças estão bem presentes. Cada vez mais as pessoas têm mais consciência e mais atentas”, disse à Rádio Vale do Minho Joana Sousa, da CPCJ de Paredes de Coura. “Se calhar ainda existe alguma resistência em sinalizar algumas situações, mas o trabalho aí será das próprias comissões que também têm de aproximar-se da comunidade. Deixarem de ser vistas como um «bicho papão», porque não é de todo esse o objetivo”, realçou a responsável. “A comunidade tem de ver a CPCJ como um aliado para que os direitos das crianças sejam respeitados e que os cuidados básicos que elas precisam sejam garantidos”.
Durante este mês de abril foram muitas as instituições que ostentaram na fachada dos seus edifícios um laço azul. O símbolo apareceu até em antenas de automóveis. A origem deste laço surge em 1989, na Virgínia, EUA, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade foi trágica. Referia-se aos maus-tratos à sua neta. O seu neto também tinha sido morto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Últimas