PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Dezenas de crianças já passaram pelo planetário instalado no centro da vila

14 Fevereiro, 2015 - 17:10

139

0

Mais pequenos ficaram deslumbrados com a imensidão do universo e com a quantidade de galáxias existentes.

“Gostei de ver a Ursa Maior e o planeta Terra. Fiquei a saber que o sol é uma estrela”. As palavras são do pequeno Rafael que, com apenas oito anos de idade, ficou deslumbrado com o planetário instalado este fim-de-semana em Paredes de Coura. “Não acredito em extra-terrestes. Se eles existissem teria de haver oxigénio no espaço”, explicou o Rafael à rádio Vale do Minho. O ceticismo é partilhado pelo José, de 10 anos, que também se mostrou pouco crente em vida fora do nosso planeta. À saída de mais uma sessão, o sorriso estampado no rosto mostrava grande satisfação pelo espectáculo a que tinha assistido. “Gostei muito de ver o espaço sem a atmosfera. Não fazia ideia que o universo era tão grande”, disse.
O Rafael e o José são apenas duas das várias dezenas de crianças que já passaram pelo planetário erguido no Largo Visconde de Mozelos. O concelho está assinalar o dia da Astronomia. Estão a ser levadas a cabo várias iniciativas que o Município courense preparou para este fim-de-semana, todas elas feitas em colaboração com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. “O planetário é um local de excelência para falarmos sobre o céu, sobre as estrelas, sobre as constelações e sobre os planetas. Ao contrário de uma televisão ou de um computador, num planetário o ecrã é uma semi-esfera que está por cima das nossas cabeças. É como se estivessemos mesmo inseridos na ação”, explicou à Vale do Minho Filipe Pires, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Já no que diz respeito a vida fora do nosso planeta, o especialista acredita que ela existe. “Só na nossa galáxia há mais de cem mil milhões de estrelas. Grande parte delas têm planetas a girar ao seu redor. E em todo o universo existe uma imensidão de galáxias. A quantidade de planetas onde poderá haver vida [inteligente ou não] é muito grande”, salientou.
O planetário vai continuar em Paredes de Coura durante todo o fim-de-semana. Este domingo haverá sessões às 14h30; 15h30 e 16h30.

Últimas