PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Deputado pelo PAN defende extensão jurídica de proteção a todos os animais

15 Outubro, 2016 - 12:48

134

0

André Silva marcou presença na abertura do Congresso Internacional Vegetariano.

O deputado pelo PAN na Assembleia da República lamentou este sábado, em Paredes de Coura, a ausência de medidas relativas à proteção e direitos dos animais no Orçamento do Estado para 2017. André Silva marcou presença na abertura do Congresso Internacional Vegetariano que decorre naquela vila durante este fim-de-semana. “Iremos bater-nos por consagrar e integrar medidas e políticas públicas dentro dessa área”, garantiu à Rádio Vale do Minho.
Em 2014, recorde-se, o Parlamento aprovou o diploma que prevê um regime sancionatório aplicável aos maus-tratos contra animais de companhia, criminalizando os seus autores. André Silva considera que foi um passo em frente mas não chega. “Os políticos estão um pouco mais atentos aos animais. Mas apenas aos de companhia. Também por questões eleitoralistas, os partidos já dão alguma atenção a este tipo de animais, como o cão e o gato. Mas a verdade e a realidade é que todos os outros animais (como o gado bovino, por exemplo) não têm a atenção dos outros partidos políticos”, lamentou. O deputado do PAN defende, por isso, extensão jurídica de proteção a todos os animais. “Há uma resistência enorme em alterar o Código Penal para estender-se a criminalização de maus-tratos a animais que não os de companhia. Não conseguimos compreender porque é que é crime espancar um cão e não é crime espancar um cavalo. Não compreendemos porque é que é crime deixar morrer um gato à fome e já não é crime fazer o mesmo com uma ovelha”, concluiu André Silva.

Mais de 200 pessoas a falar de escolhas alimentares saudáveis

Logo nos primeiros minutos deste Congresso, a primeira impressão foi óbvia. O número de participantes disparou. Depois das várias dezenas do ano passado, o encontro ultrapassou os 200 inscritos.
Por razões profissionais, o presidente da Câmara de Paredes de Coura não pôde marcar presença nesta iniciativa mas deixou uma mensagem vídeo a todos os participantes que foi projetada na tela do auditório. “Não há futuro sem sustentabilidade. Aprendemos isso com as Pessoas de Paredes de Coura e aprendemos isso com a Associação Quinta das Águias”, disse Vítor Paulo Pereira. “Em Paredes de Coura, o vegetarianismo já não é uma moda. É uma preocupação daquelas pessoas que se preocupam por um mundo mais harmonioso, mais saudável e mais ético”, continuou. “Hoje em dia está mais que provado que a indústria da carne é o principal poluidor a nível mundial. Temos de procurar modelos alternativos de desenvolvimento, e muitos deles fogem à tradição”, defendeu o autarca courense.
Neste congresso é também esperada a presença de Anja Hazekamp, eurodeputada holandesa pelo “Party for the Animals” no Parlamento Europeu. Hazekamp foi recentemente eleita como a eurodeputada mais amiga dos animais pelos seus colegas no Parlamento Europeu. O evento conta ainda com as presenças do realizador Kip Andersen, da maratonista vegana e detentora de três recordes mundiais Fiona Oakes, do ator Heitor Lourenço, e da animadora de rádio Ana Galvão.
Este Congresso, cuja sessão de encerramento está prevista para este domingo às 17h30, é uma iniciativa do Município de Paredes de Coura e é organizado em parceria com a Associação Quinta das Águias.

Últimas