PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Câmara quer mais sinalização na vila… mas ‘sem remendos’

2 Março, 2015 - 08:44

212

0

Em menos de um ano, o tema da sinalética voltou a subir pela segunda vez à Assembleia Municipal courense.

A Câmara de Paredes de Coura garante que está empenhada em reforçar a sinalética dentro e fora do concelho. O assunto subiu à sessão da Assembleia Municipal da passada sexta-feira e, pela voz do deputado José Augusto Caldas, o PSD apontou algumas falhas no interior da vila. “Nas entradas de Coura, temos um problema de indicações sobre onde é o centro e onde ficam as partes principais da vila”, considerou. “Há gente que entra e sai e, quando dá por ela, ou está em Vascões ou em São Roque. Faz falta informação a indicar onde fica o centro e outra quantidade de pontos de interesse cá dentro”, alertou José Augusto Caldas.
Na resposta ao deputado ‘laranja’, o presidente da Câmara revelou que o Executivo está atento ao problema. Vítor Pereira adiantou que o Município de Paredes de Coura vai fazer parte de um projeto promovido pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade. “É um projeto que virá aqui à Assembleia. Tem uma quota de 2500 euros durante quatro anos. Vamos fazer parte de um grupo de cidades e vilas que podem fazer candidaturas bem estruturadas a fundos comunitários para resolver muitos desses problemas”, revelou o edil. “Só quem não vive aqui é que não sente esses problemas. Paredes de Coura tem, de facto, problemas de mobilidade e de sinalética. Muito podemos melhorar e há duas hipóteses de o fazer: ou tentamos fazer caso a caso e estaremos naturalmente ‘a remendar’… ou fazemos um projecto global, racional e que seja inteligível”, continuou Vítor Pereira. “Naturalmente que esse projeto não vai ser do agrado de todas as pessoas, mas pelo menos que seja do agrado da maioria e que faça sentido”, sublinhou.
Já sobre a sinalização no exterior do concelho, o autarca socialista diz que o problema já se arrasta há alguns anos. Vítor Pereira continua a defender mais indicações na A3, entre Braga e Valença.”Há uma insuficiência de sinalização para chegarmos aqui. Já desenvolvemos vários esforços junto do InIR [Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias], mas eles têm regras muito apertadas. Já reunimos com a diretora distrital da Estradas de Portugal. Quando um pedido é feito apenas por uma Câmara as dificuldades em ser atendido são maiores. Mas Melgaço e Vila Nova de Cerveira também já se queixaram sobre este aspecto”, referiu o presidente da Câmara. “Nós até já fizemos um levantamento exaustivo de todas as placas que existem desde Braga até Paredes de Coura. Notámos que faria sentido aparecer alguma coisa a dizer que estamos aqui… que estamos vivos!”, frisou.
Em menos de um ano, esta foi a segunda vez que o tema da sinalização foi discutido pelos deputados municipais de Paredes de Coura. A última vez, recorde-se, foi na sessão de 30 de Abril de 2014.

Últimas