PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Câmara pede Universidade Sénior ‘ousada’ e que ‘rasgue barreiras’

14 Março, 2015 - 20:36

173

0

Protocolo foi assinado este sábado. Atividades deverão começar já depois da Páscoa.

“Esqueçam as regras. Façam coisas diferentes! Que a Universidade Sénior não seja um espaço virado para dentro de vós próprios. Rasguem barreiras. Sejam ousados”. O pedido do presidente da Câmara de Paredes de Coura mereceu este sábado o aplauso de todos os que assistiram à assinatura do protocolo de cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia, a Câmara Municipal courense e a Ademinho (Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional do Alto Minho) para criação da Universidade Sénior de Paredes de Coura. “Sejam dinâmicos a fazer propostas. Que seja até um espaço até para apresentar projetos à Câmara. Vocês são pessoas com muito saber, muita cultura. Não seria sensato desperdiçar tanto talento”, considerou o edil courense. “A Universidade Sénior deve ser um espaço de discussão, de intervenção democrática e de civismo. Não se limitem a fazer aquilo que é costume ser feito”, sublinhou o autarca.
Perante uma Casa do Conhecimento preenchida, a recém-nascida Universidade Sénior de Paredes de Coura apresentou-se com arranque pronto já após a Páscoa. Os futuros alunos poderão receber muito em breve formação nas áreas de Informática, Inglês, Oficina de Cerâmica e Pintura, História da Arte /História Local. Está prevista a realização de outras actividades, nomeadamente, workshops, seminários, colóquios e passeios turísticos. Um dinamismo que começa muito antes do início do próximo ano lectivo e elogiado por Manuel Miranda, representante da Ademinho. “Não é obrigatório existir uma Universidade Sénior em cada concelho mas, de facto, a dinâmica do concelho passa a ser diferente. E por isto se justifica a existência da Universidade Sénior em Paredes de Coura”, frisou o também Diretor Executivo da EPRAMI (Escola Profissional do Alto Minho Interior). “Era isto que se procurava para uma população ocupar melhor o seu tempo. Para acrescentar algo ao seu conhecimento”, realçou.
Por sua vez, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura mostrou-se feliz pela criação “daquilo que há muitos anos era um desejo no concelho. Falámos com a Câmara e sabíamos que era também desejo da Autarquia criar esta Universidade Sénior”, referiu António Pereira Júnior. “Temos muitas pessoas que podem querer participar e ocupar os seus tempos livres. E agora gente da minha idade já são muitos”, lembrou o antigo edil courense.
Cumpridas as formalidades, a Universidade Sénior de Paredes de Coura tem via aberta para avançar. Entre os objetivos principais, o novo espaço propõe-se promover a educação não formal para adultos, divulgar a história local, promover o acesso às novas tecnologias e contribuir para a melhoria de qualidade de vida.
De acordo com os responsáveis, cada curso vai realizar-se mediante a inscrição mínima de cinco formandos. As aulas vão decorrer em diferentes espaços do concelho, escolhidos de acordo com a matéria a ser estudada. A jóia de inscrição anual é de 20 euros. Inclui seguro escolar e cartão da universidade, mediante apresentação de uma fotografia.

Últimas