PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Câmara abre novo ano letivo a apostar forte na educação

17 Setembro, 2015 - 16:33

402

0

Maria José Moreira sublinha ‘um investimento que vale a pena, no sentido de garantir o futuro dos jovens’.

A Câmara de Paredes de Coura continua a fazer uma forte aposta na educação da população mais jovem do concelho. Esta quarta-feira decorreu, no Museu Regional do concelho, uma cerimónia de receção à comunidade educativa. “O objectivo foi dar as boas vindas aos professores, pais, funcionários e alunos que tanto trabalham durante o ano letivo. A Autarquia fez questão de dirigir-lhes algumas palavras de encorajamento neste início do novo ano”, disse à Vale do Minho Maria José Moreira, vereadora da Educação.
Paredes de Coura comparticipa mensalmente a frequência de creche, ama ou estabelecimento similar, comparticipa nas despesas de alimentação do Jardim de Infância, da mesma forma que assume a redução no pagamento das despesas de água e saneamento para famílias numerosas. O município garante ainda gratuitamente o transporte aos alunos do 1º ciclo, bem como o passe escolar aos alunos do 2º e 3º ciclo e financia, em 50%, os passes do ensino secundário. Comparticipa a aquisição de livros e manuais escolares aos alunos do 1º ciclo e oferece o material escolar desde o pré-escolar até ao 4º ano de escolaridade. A Câmara financia ainda o fornecimento de refeições ao pré-escolar e ao 1º ciclo e garante o prolongamento gratuito após as horas letivas no pré-escolar. Para além do apoio ao ensino especializado da Música, o município custeia o transporte das visitas de estudo e atividades pontuais de todos os níveis de ensino, bem como atribui Bolsas de Estudo aos alunos do ensino superior.
Maria José Moreira não esconde orgulho perante esta lista de medidas que o atual executivo tem em prática. Até porque, traduzidas noutros números, a Autarquia courense dedica aproximadamente 20% do seu orçamento à Cultura e à Educação. “Paredes de Coura aposta com toda a convicção na Cultura e na Educação porque acredita que é um investimento seguro”, considera a autarca. “É o único investimento garantido. O único em que temos a certeza de que vale a pena, no sentido de garantir o futuro dos jovens courenses”, sublinhou.
De referir ainda que, em matéria de investimentos, o município apostou também na requalificação da Escola Básica e Secundária. Esta empreitada, cujo valor ronda os 350 mil euros, foi inteiramente suportada pelo orçamento da autarquia, sem qualquer apoio do ministério ou de fundos comunitários. Para a Escola Básica do 1º ciclo, está ainda previsto, no decurso deste ano letivo, um investimento de cerca de 20 mil euros para renovação do equipamento informático utilizado pelos alunos.