PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Caixa de Crédito Agrícola e Município de mãos dadas na ação social

21 Outubro, 2015 - 15:34

176

0

Primeiro andar do novo edifício da Caixa vai ser destinado a uma estrutura ligada à cultura e ao conhecimento. Tudo aponta para a recém-criada Universidade Sénior.

O novo edifício sede concelhia da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, em Paredes de Coura, terá um andar inteiramente dedicado à ação social do Município. A garantia foi dada à rádio Vale do Minho pelo gerente do balcão de Paredes de Coura, Fernando Viana. “Vamos ter uma cave com garagens, destinada aos funcionários e clientes da Caixa. No rés-do-chão teremos o balcão da Caixa, em open-space. No primeiro andar vamos ter, através de uma parceria com a Câmara Municipal, um espaço para fins sociais. Estamos a pensar colocar lá a Universidade Sénior. Isto no sentido de ajudar as pessoas que queiram continuar a estudar e a valorizar a sua formação pessoal”, adiantou o responsável.
Os trabalhos arrancaram há duas semanas. O novo edifício vai nascer no lugar onde em tempos era a casa de D. Hermínia, antiga proprietária de uma empresa de táxis. As obras deverão ficar concluídas em Setembro de 2016. “Queremos oferecer umas instalações condignas aos nossos clientes. As nossas instalações neste concelho têm já muitos anos. Queremos, com o novo espaço, que os nossos sócios e clientes se sintam mais dignos da instituição. Queremos também melhorar os nossos serviços”, acrescentou Fernando Viana aos microfones da Vale do Minho.

Universidade Sénior nasceu para ser ‘ousada’

“Esqueçam as regras. Façam coisas diferentes! Que a Universidade Sénior não seja um espaço virado para dentro de vós próprios. Rasguem barreiras. Sejam ousados”. As palavras foram proferidas pelo presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, no passado mês de março durante a assinatura do protocolo de cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia, a Câmara Municipal courense e a Ademinho (Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional do Alto Minho) para criação da Universidade Sénior de Paredes de Coura. “Sejam dinâmicos a fazer propostas. Que seja até um espaço até para apresentar projetos à Câmara. Vocês são pessoas com muito saber, muita cultura. Não seria sensato desperdiçar tanto talento”, considerou o edil courense. “A Universidade Sénior deve ser um espaço de discussão, de intervenção democrática e de civismo. Não se limitem a fazer aquilo que é costume ser feito”, sublinhou o autarca.
Os ‘alunos’ poderão receber formação nas áreas de Informática, Inglês, Oficina de Cerâmica e Pintura, História da Arte /História Local. Está prevista a realização de outras actividades, nomeadamente, workshops, seminários, colóquios e passeios turísticos.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura mostrou-se na altura feliz pela criação “daquilo que há muitos anos era um desejo no concelho. Falámos com a Câmara e sabíamos que era também desejo da Autarquia criar esta Universidade Sénior”, referiu António Pereira Júnior. “Temos muitas pessoas que podem querer participar e ocupar os seus tempos livres. E agora gente da minha idade já são muitos”, lembrou o antigo edil courense.
Cumpridas as formalidades, a Universidade Sénior de Paredes de Coura propõe-se promover a educação não formal para adultos, divulgar a história local, promover o acesso às novas tecnologias e contribuir para a melhoria de qualidade de vida.

Últimas