PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Autarquia acredita que Feira Mostra está a potenciar agricultura no concelho

9 Junho, 2017 - 19:09

673

0

Presidente da Câmara convicto de que a «auto-estima que sai da Câmara e acaba por irradiar na sociedade civil tem dado frutos».

O presidente da Câmara de Paredes de Coura acredita que a Feira Mostra está a ajudar a potenciar a agricultura no concelho. A XXIV edição deste certame abriu portas esta sexta-feira e vai prolongar-se até domingo em pleno centro daquela vila alto-minhota. Os mais típicos petiscos, fumeiro, bolo do tacho, broa caseira, doçaria e demais produtos de confeção tradicional de sabores únicos, mas também artesanato diverso, como cestaria, artigos em couro, madeira e metal, têxteis manufaturados com técnicas e instrumentos ancestrais, artesanato urbano e decorativo voltam este ano a marcar presença neste evento. “Agrada-nos muito ver que estão a nascer um conjunto de produtores locais associados à agricultura. Do ponto de vista industrial, somos como que um «foguetão» mas do ponto de vista agrícola havia esta lacuna”, considerou o edil courense, Vítor Paulo Pereira, à Rádio Vale do Minho. “É preciso dar o mérito a quem o tem. Aos privados, aos particulares… mas a Câmara tem também feito um trabalho meritório através, por exemplo, do Couração e através de outras instituições no sentido de ajudar estes produtores na rotulagem, no licenciamento e na apresentação dos seus produtos”, continuou.
Organizada pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Mostra Coura, por esta XXIV Feira Mostra vão passar 70 expositores, bem como 20 tasquinhas a representar as associações culturais deste concelho do coração do Alto Minho e que farão desta feira uma montra privilegiada para a promoção e escoamento dos seus produtos: fumeiro e enchidos, vinhos, licores, sidra, bolo do caco, doçaria e biscoitos de milho, são alguns dos produtos caseiros e tradicionais que se podem adquirir neste certame. “Esta Feira acaba por ser um espaço privilegiado onde os courenses mostram tudo aquilo que estão a fazer no terreno. Mas o que é verdadeiramente interessante e nos dá muita alegria é o facto que que Paredes de Coura tem conseguido nos últimos seis anos a implantação de projetos agrícolas já ligados ao espírito empresarial”, realçou Vítor Paulo Pereira. “Não há desenvolvimento sem auto-estima e sem orgulho. E esta auto-estima que sai da Câmara e acaba por irradiar na sociedade civil tem dado frutos, sobretudo nos agricultores”, concluiu o autarca courense.
A animação musical é outro dos ingredientes que faz desta Feira Mostra uma iniciativa incontornável, donde se destaca no domingo o Festival de Folclore – participam o Rancho Folclórico de Friestas (Valença), Rancho Folclórico de Campos (Vila Nova de Cerveira) e Rancho Folclórico ACRD de Rubiães (Paredes de Coura), mas também os bombos, concertinas, grupos de baile e arraiais noturnos bem característicos deste concelho no coração do Alto Minho.
Os grupos ‘Canário e Amigos’, ‘Função Pública’ (Chaves), ‘Os amigos de Sobreposta’ (Braga) e a ‘Banda Plástica’ (Barcelos) dão também o som e o tom a três dias de festa nesta XXIV Feira Mostra de Produtos Regionais do Alto Minho, em Paredes de Coura.

[Fotografia: Cecília Pereira]

Últimas