PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Atleta sexagenário admite participar numa ultramaratona

30 Agosto, 2016 - 10:51

142

0

Joaquim Sá é hoje considerado um exemplo de vida saudável e entrega ao desporto.

Tem 68 anos de idade e continua a praticar atletismo. Joaquim Sá, natural e residente em Paredes de Coura, é hoje considerado por muitos ora um fenómeno… ora um exemplo na área do desporto. Começou aos 34 anos, quando era ainda emigrante em França. Depois nunca mais parou. Já participou em dezenas de provas. Continua a correr e a fazer maratonas [42 quilómetros] em terrenos acidentados. Em entrevista à Rádio Vale do Minho, no programa ‘Radiografia’, o desportista avançou a possibilidade de vir a participar numa ultramaratona. “Eu gostava! Sou muito resistente para a idade que tenho! Seria sempre um desafio e ainda tenho mais para dar no meu currículo de atleta”, disse.
Recorde-se que a ultramaratona está entre as provas mais duras e extremas do atletismo. A mais conhecida é a ‘Badwater’, nos Estados Unidos da América. São 217 quilómetros, muitas vezes debaixo de temperaturas a rondar os 49ºC. São muitos os corredores que não conseguem terminar o percurso devido à exaustão.
Sobre o atletismo, Joaquim Sá não poupa críticas. O corredor courense aponta sobretudo o desiquilíbrio verificado ao nível de ordenados quando comparado com outras modalidades. “Não se admite que um futebolista, um golfista, um tenista ganhe o que ganhe enquanto um atleta [profissional] que dá o seu esforço individual em maratonas receba cinco a seis mil euros por mês”, lamentou. Entretanto, o atleta courense não pára e prepara-se para participar na maratona de Lisboa agendada para o próximo dia 2 de Outubro.
A entrevista de Joaquim Sá à Rádio Vale do Minho volta a ser emitida esta quarta-feira, a partir das 22h00.

Últimas