PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Assembleia Municipal aprovou voto de louvor a Tiago Brandão Rodrigues

14 Dezembro, 2015 - 09:08

188

0

PS e PSD congratularam-se pela nomeação do cientista courense como Ministro da Educação

A Assembleia Municipal de Paredes de Coura aprovou um voto de louvor conjunto, entre PS e PSD, ao courense Tiago Brandão Rodrigues recentemente nomeado Ministro da Educação. O tema foi levantado em primeiro lugar pelos social-democratas, pela voz de Dinis Pereira. “Independentemente das circunstâncias em que este Governo tomou posse, vimos propor à Assembleia Municipal a aprovação de um voto de congratulação pela nomeação de Tiago Brandão Rodrigues como Ministro da Educação. Para o PSD, o desempenho de altas funções por parte de qualquer courense será sempre motivo de congratulação”, disse o deputado. “Além de propormos o voto de congratulação, desejamos ao Sr. Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues, votos de um êxito e boa sorte no desempenho das novas funções para as quais foi nomeado”, concluiu.
De seguida foi a vez do PS propor o seu voto de louvor ao novo Ministro da Educação. O documento foi apresentado por Rosalina Martins. “Após o seu reconhecimento pela comunidade científica internacional na sequência de contributos revolucionários no tratamento do cancro, chegou o momento de colocar todo o seu saber e empenho ao serviço dos portugueses numa pasta estruturante do país – o Ministério da Educação”, recordou a deputada socialista. “Nesta nova etapa do seu percurso de cidadão, vimos felicitar o Dr. Tiago Brandão Rodrigues nas suas novas funções desejando que a sua intervenção no Ministério da Educação seja pautada por um novo olhar sobre as políticas educativas e capaz de abrir diferentes perspetivas de futuro”.
Por sugestão do presidente da Assembleia Municipal, José Augusto Pacheco, os documentos apresentados pelo PS e pelo PSD foram votados ao mesmo tempo no sentido de serem convertidos num único texto. A aprovação foi unânime.

Deputada do PS realçou maioria feminina inédita

Antes de propor o voto de louvor ao novo Ministro da Educação, Rosalina Martins não resistiu a sublinhar um facto provavelmente inédito em sessões da Assembleia Municipal de Paredes de Coura. “Pela primeira vez, numa Assembleia Municipal temos quer a mesa da Assembleia, quer a representação do Executivo Municipal com maioria no feminino”, disse a deputada socialista. Às palavras seguiu-se o sorriso imediato de toda a comunidade feminina, sobretudo de Janine Soares, pelo PSD, que substituía o vereador Décio Guerreiro [ausente por razões pessoais]. “Isto significa que há aqui um mudar de tempo e de procedimentos”, considerou Rosalina Martins. “Quero congratular-me porque uma das minhas lutas ao longo de toda a vida tem sido a questão da igualdade de género e do acesso das mulheres a lugares de destaque e à intervenção política”, sublinhou.
De referir que, atualmente, as mulheres presidem a apenas 23 das 308 câmaras do país. Entre elas, mais de metade são do PS (partido mais votado nas eleições autárquicas de 2013). No total nacional, a percentagem de mulheres eleitas para liderar executivos municipais foi de 7,46%.
O PS alcançou a presidência de 150 câmaras, colocando 12 mulheres à frente de executivos municipais. O PSD, entre os 86 presidentes de câmara eleitos, colocou apenas duas mulheres. A coligação entre o PSD e o CDS-PP elegeu uma mulher em Rio Maior, entre 16 presidentes de executivos camarários. A CDU conquistou 34 municípios, dos quais seis são presididos por mulheres. Já os grupos de cidadãos conquistaram 13 câmaras municipais, elegendo uma mulher em Anadia e outra em Portalegre.

Leia também:
Paredes de Coura: PS aprovou ‘orçamento do emprego’ em noite sossegada
Link para a notícia: https://www.radiovaledominho.com/#!news-26101

Últimas