PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: ‘Abrigo do Taboão’ recria ADN da restauração com elegância e rock

21 Julho, 2015 - 09:28

184

0

Situado na praia fluvial do Taboão, o espaço está a adaptar-se para o Festival que se aproxima. Estão prometidas várias inovações.

Situado em plena praia fluvial do Taboão, em Paredes de Coura, o restaurante ‘Abrigo do Taboão’ é um espaço que já faz parte da vida dos courenses. Na vila não há quem não conheça este lugar que prima pelo requinte e pela arte de bem servir.
Lá dentro, tudo combina com a paisagem deslumbrante. A elegância das mesas e os copos reluzentes convidam a provar as especialidades do Chef Rui Ribeiro. “O polvo com tomilho é o prato que tem tido mais aceitação. É um polvo assado, muito tenro, apenas com azeite, tomilho e alho que lhe dão um aroma muito caraterístico. Temos também o lombo de atum com cebola caramelizada”, referiu.
Com 31 anos, o Chef Rui Ribeiro está ao leme de todo este projeto que tem a chancela da Escola Profissional do Alto Minho Interior – a EPRAMI. Apaixonado pelas artes culinárias desde criança, Rui Ribeiro vê o ‘Abrigo do Taboão’ quase como uma segunda casa. Dedicação, esforço e amor à profissão é coisa que não pode faltar na vida de um chef. A criatividade é essencial mas as ideias, essas, são espontâneas. “Eu pelo menos funciono assim. Se me ponho a pensar no que posso e no que não posso, não funciona. Estou ali horas e não sai nada… mas às vezes vou no carro e ‘plim’. Surge uma ideia e anoto logo. Depois testo-a e na maior parte das vezes funciona”, contou o chef.
Durante o Inverno, o ‘Abrigo do Taboão’ abre apenas aos fins de semana. Mas durante o Verão, o restaurante funciona todos os dias. E quando estamos já perto do Festival Vodafone Paredes de Coura, o espaço promete várias surpresas a todos os festivaleiros. O restaurante vai literalmente adaptar-se ao espírito rock. “Não vou desvendar tudo, mas vamos ter uma espécie de ‘Fest’ [trocadilho com a palavra «Festival»] Food. Será colocada à disposição num local anexo ao restaurante”, adiantou Rui Ribeiro. O Hambúrguer de Cordeiro à Monção, criado pela EPRAMI, também deverá marcar presença na próxima edição do Vodafone Paredes de Coura. Os testemunhos das pessoas, continuou o Chef, comprovam o sucesso. “Depois da Feira do Alvarinho, a pergunta mais frequente que nos fazem é «Onde é que vocês estão?»”, disse com uma gargalhada. “Todos querem saber onde podem voltar a comer o hambúrguer. Mas ainda não podem. Para já ainda não é possível, pois tratou-se apenas da promoção num evento. Estamos a pensar colocar o hambúrguer aqui no restaurante”, revelou.
Falar em festival é o mesmo que falar de música… e a música ajuda mesmo à insipiração de um chef. “Gosto muito dos anos 90, sobretudo dos Scorpions. Quando oiço música é mesmo para descontrair”, contou Rui Ribeiro. E tudo o mais resume-se à arte e aos segredos de bem cozinhar. O ‘Abrigo do Taboão’ está de mesa posta e pronto a servir qualquer um com os mais elevados padrões da cozinha.
Qualidade e mestria são dois pilares indispensáveis neste restaurante. Um espaço que é já uma imagem do concelho e com um chef que vai passando os conhecimentos aos alunos da EPRAMI. E para todos os jovens que gostam de cozinha, Rui Ribeiro deixou uma mensagem aos microfones da Vale do Minho. “Trabalhem. Trabalhem muito. É uma vida de bastantes sacrifícios. Não temos fins de semana. Não temos férias durante o Verão… só no Inverno. Mas é um investimento”, concluiu.

Leia também:
Hambúrguer de Cordeiro deixou Feira do Alvarinho com ‘água na boca’

Homepage

Últimas