PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Parceria entre Município e CEVAL garante maior atratividade ao tecido empresarial do concelho

16 Junho, 2014 - 07:10

138

0

Durante o ato protocolar, o edil cerveirense assinalou o estreitar ainda mais das relações entre estas duas instituições.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira confirmou, durante a assinatura do protocolo de cedência para gestão do CAE à CEVAL, que o trabalho desenvolvido pelas empresas instaladas no concelho tem-se traduzido em indicadores “interessantes” para o concelho e que esta parceria vai reforçar o setor.
O Município de Vila Nova de Cerveira e a CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho – formalizaram recentemente o processo de gestão do CAE – Centro de Apoio às Empresas pelo período deste mandato autárquico, com o objetivo de aumentar a própria competitividade dos parques empresariais, através da criação de ideias, projetos e atividades que sustentem a dinamização e o apoio às empresas ali instaladas, e que potenciem significativamente a capacidade de atração de investimentos por parte destes parques.
Durante o ato protocolar, o edil cerveirense assinalou o estreitar ainda mais das relações entre estas duas instituições, consumado neste primeiro passo da gestão conjunta de alguns equipamentos de interesse público, mas sobretudo de interesse empresarial. Fernando Nogueira salientou que está ainda plasmado no protocolo que esta relação com a CEVAL possa, no futuro, enveredar por outros vetores.
O autarca lançou alguns indicadores “interessantes” que colocam o tecido empresarial de Vila Nova de Cerveira bem posicionado, quando comparado com a média distrital e nacional. Entre as mais de 40 empresas e as cooperativas dependentes, os dois pólos empresariais contabilizam cerca de 2 mil trabalhadores.
“As nossas empresas estão de boa saúde e souberam resistir à grave crise que assola o país”, garantiu, acrescentando: “Temos um índice de empregabilidade muito próximo dos valores de 2008/09, além do nível de remuneração estar acima da média do distrito com a aposta em mão-de-obra qualificada. Números muito importantes para Vila Nova de Cerveira, mas também para a região, e que comprovam que a política de gestão dos dois polos empresariais praticada nos últimos anos foi a mais correta, contribuindo para o alcance de resultados positivos”.
Na sua intervenção, o presidente da CEVAL enalteceu que esta parceria vai fazer jus a uma zona empresarial “de excelência”. Luís Ceia disse que já foi desenvolvido muito trabalho, mas há ainda um caminho a percorrer no sentido de “a partir daqui se fazer uma maior aproximação à área empresarial transfronteiriça”.
O empresário acredita que a formalização deste protocolo oferece todas as condições para que se crie, a partir de Vila Nova de Cerveira, um Núcleo Empresarial de todo o Alto Minho.
Após a assinatura formal do documento, os representantes das duas entidades, e outros dirigentes presentes na cerimónia protocolar, fizeram uma visita às instalações do CAE, localizado no Parque Empresarial de Cerveira, Pólo 2, nomeadamente aos espaços cedidos para gestão (edifício sede, auditório e salas de formação contíguas).

Últimas