O Banco de Portugal vai colocar em circulação já no próximo dia 20 de março uma moeda de coleção com o valor facial de 7,50 euros.
É designada por Capitais Ibero-Americanas, Lisboa, integrada na série “Ibero-Americana”.
Esta nova moeda para colecionadores apresenta, na face frontal, o escudo nacional, circundado pelas legendas “Portugal” e “2024” e pelo valor facial, bem como os escudos dos oito países que integram a série em 2024.
No reverso pode ver-se um ascensor numa rua estreita tradicional de Lisboa, as legendas “XIII Série”, “Capitais Ibero-Americanas” e “Casa da Moeda”, bem como a indicação do autor e a legenda “Lisboa”.
[Fotografia: DR/Via Executive Digest]
Conforme explicou a revista Visão sobre um caso semelhante, esta moeda é também uma peça de coleção.
No entanto, também tem valor real e pode ser usada tal como uma nota do mesmo valor, mas só no território nacional.
Um comerciante pode aceitar receber pagamento com esta moeda, sendo por isso importante que conheça as suas características, de forma a evitar enganos ou fraudes.
Contudo, os comerciantes também têm o direito de recusar pagamento, com o Banco de Portugal a sugerir que seja pedido ao cliente que faça a transação de outra forma e dentro dos mesmos valores.
A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Foi definido o limite de emissão de 25.000 moedas com acabamento normal.
Comentários: 0
0
0