PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Vai ao restaurante? A partir de 1 de dezembro só entra quem tiver certificado digital

25 Novembro, 2021 - 18:15

1582

0

Restrições.

A partir de 1 de dezembro passa a ser obrigatória a apresentação de certificado digital de vacinação contra a COVID-19 em vários estabelecimentos, nomeadamente restaurantes, unidades hoteleiras, eventos com lugares marcados e ginásios.

 

Esta foi uma das medidas anunciadas esta quinta-feira pelo Primeiro-Ministro, no final da reunião do Conselho de Ministros.

 

Portugal vai entrar em Estado de Calamidade a partir do próximo dia 1 de dezembro. A justificar esta medida, o chefe de Governo justificou “por forma a estarmos habilitados a adotar medidas adequadas e proporcionais ao risco que vivemos”.

 

De acordo com António Costa, a semana de 2 a 9 de Janeiro será de “contenção de contactos”, após o período de Natal e Ano Novo em que é previsível um aumento das infecções do novo coronavírus.

 

As aulas só recomeçam a 10 de Janeiro, com esses dias a serem compensados nas férias de Carnaval (menos dois dias) e na Páscoa (menos três dias).

 

“Apelamos a todos que limitem os seus contactos fora do seu universo familiar”, disse António Costa. Bares e discotecas serão compensados pelo encerramento, garantiu o primeiro-ministro. Este período de “contenção de contactos” tem como objectivo evitar que Janeiro seja, de novo, um mês crítico.

 

Conheça as principais medidas que vão entrar em vigor a partir de 1 de dezembro:

 

  • Fazer autotestes à COVID-19 sempre que possível;
  • Teletrabalho sempre que possível.
  • Máscaras obrigatórias em todos os espaços fechados;
  • Certificado digital de vacinação obrigatório em restaurantes; estabelecimentos turísticos e hoteleiros; eventos com lugares marcados e ginásios;
  • Testagem à COVID-19 obrigatória nas visitadas a lares; a pacientes internados; grandes eventos sem lugares marcados e discotecas e bares.
  • Testes à COVID-19 obrigatórios para todos os voos que cheguem a Portugal.

 

 

Semana de contenção entre 2 e 9 de janeiro de 2022:

 

  • Aulas recomeçam apenas a 10 de janeiro;
  • Bares e discotecas encerram entre 2 e 9 de janeiro.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Covid 19

Últimas