PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Vacinação contra a gripe e COVID-19 começa esta sexta-feira – Sabe quanto custa a supervacina?

29 Setembro, 2023 - 02:18

1035

0

Objetivo deste ano é o de vacinar 2,5 milhões de pessoas.

A campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19 arranca esta sexta-feira em cerca de 1.000 centros de saúde e 2.500 farmácias. O objetivo deste ano é o de vacinar 2,5 milhões de pessoas.

 

O jornal Correio da Manhã avança preços.  Para a gripe, há três vacinas disponíveis nas farmácias. Duas delas, a Influvac Tetra e a Vaxigrip Tetra, custam 8,88€ (utentes do regime geral), enquanto a Efluelda (de dose elevada ) custa 50,78 euros, mediante receita médica.

 

“Cerca de 2 milhões de pessoas, todos os que têm 60 anos de idade ou mais, poderão dirigir-se livremente às farmácias comunitárias. Os restantes utentes, com indicação para vacinação, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), serão convocados pelos respetivos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) onde estão inscritos”, refere a Direção Executiva do SNS em nota divulgada.

 

Pela primeira vez as farmácias vão poder vacinar contra a COVID-19, e segundo a Ordem dos Farmacêuticos há perto de 6.000 farmacêuticos habilitados para o fazer.

 

“A campanha vai decorrer nas próximas oito a dez semanas, de acordo com a chegada progressiva das vacinas a Portugal. Os vírus que circulam esta época são diferentes dos anteriores e as vacinas já contemplam essa proteção, pelo que a recomendação clínica é de coadministração das duas vacinas para uma maior proteção das pessoas”, lê-se ainda na nota divulgada.

 

A nota da Direção Executiva do SNS lembra que “é possível agendar a vacinação diretamente na farmácia ou online, através da plataforma de agendamento, sem custos para a população elegível”.

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas