PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Urgências passam a dar prioridade a quem for de ambulância

12 Novembro, 2023 - 00:01

481

0

Mais de 2.500 médicos apresentaram já escusas para não fazerem horas extraordinárias.

Os serviços de urgência vão passar a dar prioridade de admissão e triagem aos doentes transportados em ambulâncias e encaminhados pelo INEM, segundo indicações da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), citadas pela CNN Portugal.

 

Em nota divulgada, em que justifica a necessidade de reorganização dos serviços de urgência com as recusas de muitos médicos em fazer horas extraordinárias, a DE-SNS alerta para a possibilidade de “constrangimentos acrescidos” nas urgências e pede aos doentes que, em caso de doença aguda, liguem previamente para a Linha SNS24 (808 242 424).

 

Nas situações de urgência ou emergência, refere, deverão contactar o 112, que encaminhará a chamada para o INEM.

 

“Face às condicionantes da situação atual, poderão verificar-se constrangimentos acrescidos no acesso aos serviços de urgência, com principal impacto nos casos menos graves”, refere a DE-SNS.

 

A Direção Executiva diz que a indisponibilidade manifestada por “um número relevante de médicos” para fazerem trabalho extraordinário coloca em causa o atual modelo de funcionamento dos Serviços de Urgência, obrigando a uma reorganização da resposta para assegurar o acesso.

 

Mais de 2.500 médicos apresentaram já escusas para não fazerem horas extraordinárias além das 150/ano a que estão obrigados.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas