PUB
As novas matrículas portuguesas não vão ter quaisquer traços separadores entre os algarismos e as letras. No entanto, existira um espaço entre estes grupos. O diploma do Governo que altera o Regulamento da Matrícula foi publicado esta terça-feira.
Para além desta, outra novidade é desaparecem também ano e mês da primeira matrícula do veículo. Portugal era o único país dos 28 Estados-Membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula.
Esta situação acabou por gerar más interpretações, dado o referido espaço ser utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matricula e não o ano e mês do veículo, elementos que nada têm a ver com o número de matrícula.
De acordo com dados do Instituto da Mobilidade dos Transportes (IMT), o atual modelo de matrículas [00-AA-00] está em vigor desde maio de 2005. Foram reservadas mais de cinco milhões de matrículas e o esgotamento está já previsto para o próximo mês de fevereiro. O novo modelo [AA-00-AA] tem uma utilização previsível de cerca de 45 anos, já incluindo a não utilização de combinações que possam formar palavras a evitar.
Em Portugal, a primeira matrícula foi registada a 1 de janeiro de 1937 e até 29 de fevereiro de 1992 foi usado o modelo “AA-00-00”. A partir de 01 de março de 1992 foi usado o modelo “00-00-AA”. Depois desse, começou a utilizar-se a série “00-AA-00”, que permanece até hoje.
O IMT já esclareceu que o novo número de matrículas tem efeito unicamente para viaturas novas.
[Fotografia: IMT]
PUB
Comentários: 0
0
0