PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

País: Palavras obscenas não vão ser permitidas nas novas matrículas

11 Janeiro, 2020 - 13:11

540

0

PUB O novo modelo de chapas de matrícula portuguesa deverá chegar às estradas dentro de poucas semanas. No passado mês de dezembro, recorde-se, foi anunciada a passagem à nova série de […]

PUB

O novo modelo de chapas de matrícula portuguesa deverá chegar às estradas dentro de poucas semanas. No passado mês de dezembro, recorde-se, foi anunciada a passagem à nova série de matrículas, constituída por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos.

Ora, ao ter conhecimento deste novo modelo, não faltou quem imaginasse várias situações caricatas ou até mesmo embaraçosas com palavras obscenas que poderiam ser formadas pelos dois grupos de letras. Optamos por abster-nos de dar exemplos.

No entanto, para desilusão dos mais brincalhões, e de acordo com notícia avançada pelo Sapo Motores, sabe-se que esse tipo de combinações não serão permitidas. Existem também determinadas sequências que estão reservadas.

 

Y, K e W vão entrar

 

Também já se sabe que, pela primeira vez, as letras Y, K e W vão fazer parte das novas matrículas. Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), esta nova combinação terá uma maior longevidade.

O número de combinações permitirá ter 28 milhões de matrículas diferentes. Além da alteração das letras e números, as novas matrículas dos carros podem perder referência a mês e ano.

Atualmente, o número de matrícula dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, separados entre si por traços.

Em Portugal, a primeira matrícula foi registada a 1 de janeiro de 1937 e até 29 de fevereiro de 1992 foi usado o modelo “AA-00-00”. A partir de 01 de março de 1992 foi usado o modelo “00-00-AA”. Depois desse, começou a utilizar-se a série “00-AA-00”, que permanece até hoje.

O IMT já esclareceu que o novo número de matrículas tem efeito unicamente para viaturas novas.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas