PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Sabe quantos professores são precisos até 2030? (se calhar mais do que pensa)

17 Novembro, 2021 - 14:22

853

0

Estudo de Diagnóstico de Necessidades Docentes de 2021 a 2030.

Portugal precisa de mais 34 mil professores em 10 anos. Até 2030 cerca de 39% dos professores vão reformar-se e a redução de alunos prevista pela evolução demográfica do país não é compensada pelo número de jovens a matricularem-se em licenciaturas para serem professores.

 

De acordo com o Sapo Multinews, as conclusões surgem do Estudo de Diagnóstico de Necessidades Docentes de 2021 a 2030, encomendado pelo Governo à Nova School Business Economics.

 

O número de diplomados na área de formação de professores foi de 1.567 no ano passado, ou seja, muito inferior ao número de professores que são necessários anualmente segundo estas projeções: 3.425. Multiplicado por 10, supera os 34 mil.

 

Este fator, alia-se à insuficiência de candidatos em concursos de colocação na grande maioria dos grupos de recrutamento.

 

“À medida que aumentarem as aposentações e o número de professores com reduções de horário, “a pressão” para recrutar também vai subir, refere Luís Capela Nunes, coordenador da equipa da Nova School Bussiness Economics.

 

O mesmo estudo refere que, se for introduzida a universalização do ensino pré-escolar, será este o nível de ensino com maior necessidade de recrutamento, ascendendo aos 5.226 novos educadores até 2030/31.

 

Olhando para os níveis de ensino, é no Pré-escolar que mais docentes vão sair da carreira. São 61% dos atuais educadores a reformarem-se na próxima década. Segue-se o 2.º ciclo (46%), o 3.º ciclo e secundário (38%) e 1.º ciclo (31%).

 

Os professores contratados pesam cerca de 39% de todo o corpo docente das necessidades futuras, refere ainda o mesmo estudo. Os docentes de quadro zona pedagógica, se tiverem mobilidade, podem reduzir a necessidade de recrutamento em 37%, porque há escolas com excesso de docentes e outras com professores a menos.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Exame]

Últimas