A partir de hoje passa a ser proibido criar galinhas ao ar livre.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), citada pelo Correio da Manhã, indicou que as aves de capoeira e em cativeiro, localizadas em Portugal continental, devem permanecer confinadas nos respetivos alojamentos devido à gripe aviária, evitando o contacto com aves selvagens.
“[…] As aves de capoeira e aves em cativeiro detidas em estabelecimentos, incluindo detenções caseiras, localizadas no território de Portugal continental, deverão ser confinadas nos respetivos alojamentos de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens”, avisou, em comunicado, a DGAV, citada por aquele jornal.
A DGAV insistiu hoje que os operadores devem comunicar, de imediato, qualquer suspeita de doença dos seus animais, sublinhando que a detenção precoce dos focos é essencial para a implementação das medidas de controlo.
A transmissão do vírus para humanos acontece raramente, tendo sido reportados casos esporádicos em todo o mundo.
Comentários: 0
0
0