PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Preço deste alimento já subiu 101% em pouco mais de um ano

13 Abril, 2023 - 17:33

699

0

IVA zero entra em vigor no próximo dia 18 de abril.

O preço do arroz carolino subiu 101% desde fevereiro do ano passado, altura em que começou o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Os dados são da Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) e foram divulgados pela Executive Digest.

 

Para além do arroz carolino, os restantes nove produtos que mais viram o seu preço aumentar desde o início da guerra, foram a cebola (83%), a polpa de tomate (75%), a cenoura (74%), o carapau (55%), a batata vermelha (52%), o azeite virgem (59%), o açúcar branco (50%), a couve coração (46%) e os flocos de cereais (44%).

 

Na última semana, os dez produtos com maiores subidas de preço foram o iogurte líquido de morango (18%), o carapau (18%), o peixe espada preto (16%), a farinha para bolos (13%), os medalhões de pescada (12%), o fiambre da perna extra (9%), o arroz agulha (8%), o peito de peru fatiado (8%), o feijão cozido (7%) e a batata vermelha (6%).

 

A associação de defesa do consumidor tem monitorizado todas as semanas os preços de um cabaz de 63 produtos alimentares essenciais que inclui bens como peru, frango, pescada, carapau, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo e manteiga.

 

Recorde-se que, a partir de 18 de abril, os supermercados deverão estar a postos para que os produtos que fazem parte do cabaz de bens alimentares essenciais sejam vendidos já isentos de IVA.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Inflação

Últimas