PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Preço das portagens vai subir em 2022 – Saiba quanto

29 Outubro, 2021 - 11:06

473

0

Anunciou o INE.

Os preços das portagens nas autoestradas portuguesas deverão aumentar cerca de 1,84% no próximo ano, de acordo com uma estimativa rápida, divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), sobre o índice de preços ao consumidor (IPC) de outubro.

 

Segundo o organismo, “a taxa de variação homóloga do IPC terá aumentado para 1,8% em outubro de 2021”, face aos 1,5% de setembro. “O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 1,1% (0,9% no mês anterior)”, revela.

 

“Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 13,3% (10,5% no mês precedente) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de -0,7% (-0,4% em setembro)”, sublinha o INE.

 

Recorde-se que a taxa de inflação homóloga de outubro é o indicador que serve de referência à atualização anual das taxas de portagem. Por lei cabe às concessionárias de autoestradas entregar ao Governo até 15 de novembro a sua proposta para a revisão das portagens, que entram em vigor a 1 de janeiro do ano seguinte.

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas