PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Ponte da maior feijoada da nossa História faz 25 anos [VÍDEOS]

29 Março, 2023 - 00:01

1190

0

Custou 900 milhões de euros.

Foi inaugurada no dia 29 de março de 1998.

 

Porém, uma semana antes, a 22 de março desse ano, já o País e tudo à volta colocavam os olhos na novíssima e moderna Ponte Vasco da Gama, sobre o rio Tejo. Tinha mais de 12 quilómetros.

 

Mas o motivo de tanto estrelato não era agora só a extensão. Era aquela que viria a ficar inscrita no livro do Guinness como a maior feijoada do mundo.

 

 

 

 

Mais de 17 mil pessoas sentadas a uma mesa com mais de cinco quilómetros de comprimento.

 

À frente da equipa, naquele dia 22 de março, estava o chef Michel da Costa, que morreu em março do ano passado. 

 

O evento foi um estrondoso êxito. Até serviu para promover uma marca de detergente.

 

 

 

 

 

Ícone da Expo 98

Às portas estava já a Exposição Mundial de Lisboa, cujo tema eram Os Oceanos. Faltavam apenas dois meses para a abertura oficial. 

 

Nos primeiros dias, longas filas de viaturas com sede de estrear a nova ponte e contar ao centímetro os incríveis 12,3 quilómetros que ligavam as regiões do Montijo e de Alcochete à zona do Parque das Nações, nome atual da área que em 1998 albergou a Expo 98 e que reformulou toda aquela envolvente.

 

Uma semana antes do prazo, três anos depois do arranque da construção, foi inaugurada, numa prova de engenharia que contou com o empenho de 3.300 trabalhadores. 

 

 

11 mil veículos numa hora

No dia 29 de março de 1998, a ponte foi inaugurada pelo então presidente da República Jorge Sampaio, numa cerimónia sem pompa, como quis o Governo, e abençoada pelo padre Vítor Melícias.

 

Estiveram presentes os principais dignitários do país, entre cerca de 1.500 convidados, que percorreram a ponte de autocarro.

 

 

 

 

Os CTT juntaram-se à festa e emitiram um selo comemorativo da inauguração.

 

Horas depois, a ponte foi aberta ao público, que acorreu em massa e causou vários quilómetros de fila, que congestionou o trânsito na Segunda Circular em direcção à Autoestrada do Norte e aos acessos à Ponte Vasco da Gama.

 

Uma hora depois de a ponte ter sido aberta ao tráfego, cerca de 11 mil veículos já tinham atravessado aquela que era uma das maiores travessias já construídas na Europa.

 

Ao longo do tabuleiro, de oito em oito candeeiros, estão instaladas câmaras de vigilância, de 400 em 400 metros há postos de SOS e de dois em dois quilómetros há zonas de abrigo de emergência.

 

Bilhete postal comemorativo da inauguração da Ponte Vasco da Gama

[Fotografia: DR]

 

 

A Vasco da Gama em números

Começou a ser construída em 1995. No total, segundo o Motor24, foram utilizadas 100 mil toneladas de aço, 730 mil toneladas de betão e foram empregadas 150 vigas-tabuleiro pré-fabricadas.

 

Tem uma esperança de vida de 120 anos, tendo sido projectada para suportar velocidades do vento de 250 km/h e resistir a um sismo 4,5 vezes mais forte ao terramoto de Lisboa, em 1755.

 

Durante os trabalhos, que chegaram a movimentar 3.300 trabalhadores, registaram-se 11 mortos.

 

A obra custou cerca de 900 milhões de euros, 30% do valor foi comparticipado por fundos comunitários e 6% resultante das portagens da Ponte 25 de Abril.

 

 

 

[Fotografia capa: DR]

Tópicos:

#Efeméride

Últimas