PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

País: Poeiras vindas de África de volta – Alto Minho pode ser atingido

14 Outubro, 2022 - 19:47

506

0

Concentrações serão significativas nas regiões da Área Metropolitana de Lisboa, região Oeste, Alentejo e Algarve.

O aviso é dado pelo Copernicus (Programa de Observação da Terra da UE): uma tempestade de poeiras vindas de África deverá atingir a Península Ibérica, e Portugal vai ser afetado já a partir de domingo e, pelo menos, até segunda-feira.

 

Por cá, o portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal confirmou essa previsão e refere que “as concentrações serão significativas nas regiões da Área Metropolitana de Lisboa, região Oeste, Alentejo e Algarve, mas afetarão todo o território continental”.

 

Poeiras deverão atingir o Alto Minho entre domingo e segunda-feira

[Fonte: Copernicus/Via Meteo Tras os Montes – Portugal]

 

 

Prevê-se que na terça-feira o fenómeno já esteja praticamente desvanecido, não se conhecendo para já a severidade com que vai afetar o nosso País.

 

A Direção-Geral da Saúde já deixou algumas recomendações quando se verifica má-qualidade do ar, em caso de levantamento de poeiras:

  • A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
  • Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas:
    • Crianças;
    • Idosos;
    • Doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma;
    • Doentes do foro cardiovascular.
  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
  • Em caso de agravamento de sintomas contactar o SNS 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

 

 

[Fotografias capa: Copernicus/Arquivo]

Últimas