PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Pensões vão subir em 2024

14 Dezembro, 2023 - 14:13

241

0

Economia.

As pensões vão subir no próximo mês de janeiro entre 5% e 6%, segundo o jornal ECO.

 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou esta quinta-feira os valores definitivos da inflação, que permitem calcular que atualizações regulares serão aplicadas às pensões.

 

O Governo já publicou a portaria que determina esses aumentos, ainda que os dados agora conhecidos fossem somente provisórios.

 

Por lei, explica aquele jornal, há dois indicadores que definem os aumentos que devem ser aplicados em janeiro de cada ano às pensões: a média do crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos anos e a variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) sem habitação.

 

No final de novembro, o INE publicou a estimativa provisória deste último indicador, o que permite prever que as pensões aumentariam entre 5% e 6% em janeiro. Já esta quinta-feira, o gabinete de estatísticas divulgou os dados definitivos, confirmando a projeção em causa.

 

Em concreto, as pensões mais baixas (até 1.018,52 euros) terão aumentos de 6%. As pensões intermédias (entre o valor referido e cerca de 3.055,56 euros) terão direito a uma subida de 5,65%. E as pensões mais altas (acima dos tais três mil euros) vão ter uma atualização de 5%.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas