PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

País: Novo ranking das terras com nomes ‘insólitos’ – Alto Minho coloca duas… e do mesmo concelho!

19 Novembro, 2022 - 21:23

600

0

Ranking.

Anais e Porca (lugar), em Ponte de Lima, entraram este sábado para um novo ranking das 14 terras portuguesas com os nomes mais insólitos. A ideia não é nova e, de quando em vez, a imprensa nacional lá faz um refresh desta classificação.

 

O Alto Minho nunca falha. Uma há sempre… mas desta vez colocou duas terras no ranking divulgado pelo portal cultural NCultura.

 

“Não há malícia no topónimo de Anais. Pensar que houve malícia na escolha de Anais é desconhecer que esta freguesia do concelho de Ponte de Lima é uma terra santa! Há algo que foi uma influência para batizar esta terra como Anais. Fez-se aqui, o que se faz em muitas outras terras de Portugal”, escreve a NCultura.

 

“O nome Anais deriva da padroeira desta terra, Santa Marinha de Anais. A primeira referência que comprova a existência da localidade de Santa Maria de Asnães encontra-se nas inquirições (registos administrativos) no reinado de D. Dinis. Esta localidade estava na época integrada na chamada Terra de Penela”, explica.

 

Já sobre o lugar da Porca, também em Ponte de Lima, conta a NCultura que as pessoas que lá vivem “não são grandes adeptas do nome da sua terra. Ninguém quer ser da Porca, por isso, mesmo quem por lá vive, acaba por usar como referência terras próximas do local”. 

 

“Segundo um dos habitantes da terra, a origem do nome foi explicada pelos seus antepassados. Os avós diziam que foi devido à presença de uma mulher que vivia na terra, que era muito porca. Esta mulher não só não lavava a sua roupa, como não se lavava a ela própria. Apesar da mulher já ter morrido há mais de 30 anos, o nome da terra permaneceu”, conclui.

 

Anais e o lugar da Porca aparecem neste ranking ao lado de Ancas (Anadia); Albergaria das Cabras (Arouca); Beco do Olho do Cu (Gouveia); Betesga do Olho (Chaves); Bicos (Odemira); Coito (Tomar/Alcoutim); Chiqueiro (Lousã); Colo do Pito (Castro Daire); Panasco (Torres Vedras); Pau Gordo (Cascais); Pega (Porto); Picha (Pedrogão Grande).

 

 

[Fotografia: Blog Pátria Pequena]

Tópicos:

#Ranking

Últimas