PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

País: Novo confinamento começa sexta-feira – Coimas a doer

13 Janeiro, 2021 - 18:52

350

0

PUB   O novo confinamento começa à meia-noite de sexta-feira (dia 15). Vai prolongar-se durante um mês. Em conferência de imprensa, o Primeiro Ministro, António Costa, frisou que “este é […]

PUB

 

O novo confinamento começa à meia-noite de sexta-feira (dia 15). Vai prolongar-se durante um mês. Em conferência de imprensa, o Primeiro Ministro, António Costa, frisou que “este é o momento mais perigoso mas também o de maior esperança nesta pandemia”. Abordou a “esperança” da vacina, mas também uma “esperança que alimenta o relaxamento e torna mais perigosa esta pandemia”.

“Temos de assumir a responsabilidade solidária de travarmos esta pandemia. Uma dor coletiva de continuarmos a ter mais de uma centena de mortos por dia. Temos de parar isto!”, exclamou.

“A regra é ficar em casa, por forma a cada um de nós proteger-se e a proteger os outros”. As regras para o próximo mês serão equivalentes ao primeiro confinamento, com exceção das escolas que irão manter-se em funcionamento.

António Costa avisou também que as coimas por infração às normas sanitárias vão ser duplicadas. 

 

 

Restauração e comércio não alimentar vão encerrar

 

No próximo mês, toda a restauração e comércio não alimentar vai der de encerrar. No entanto, a primeira poderá funcionar em regime de take away com entrega ao domicílio. Cabeleireiros e barbearias, por exemplo, terão também de encerrar.

 

 

Medidas a partir da meia-noite de 15 de janeiro

Fonte: Governo de Portugal

 

 

Apoio às empresas

 

As empresas que tiverem de encerrar no âmbito das novas restrições poderão aceder ao regime do lay-off simplificado que neste momento permite o salário a 100% pagando o empregador “apenas 19% desse salário” e estando isento da Taxa Social Única (TSU).

Costa diz que as medidas, como sempre, serão revistas daqui a 15 dias, mas é pouco provável que as mesmas sejam aliviadas nessa altura. “Devemos assumir as medidas para o horizonte de um mês”.

 

Novos máximos de mortos e novos casos diários

 

Portugal registou esta quarta-feira mais 156 mortes relacionadas com a COVID-19 e 10.556 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim Direção-Geral da Saúde.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 8.236 mortes e 507.108 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando esta quarta-feira ativos mais 5.940 casos, num total de 116.328.

Há ainda 4.460 recuperados. 3.628 dos novos casos são no Norte do país. O boletim indica ainda o número acumulado de 382.544 casos recuperados.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas