PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

País: Muitas nuvens no céu? Veja aqui o eclipse lunar EM DIRETO

16 Maio, 2022 - 02:06

416

0

Astronomia.

Céu bastante nublado em todo o País, sobretudo na região norte, pode dificultar em muito a visibilidade do eclipse lunar previsto para a madrugada desta segunda-feira.

 

Este fenómeno, resultará numa Lua de Sangue (eclipse associado a uma superlua, que faz com que durante o fenómeno o corpo celeste ganhe um tom avermelhado, mais escuro)

 

Será também visível em toda a Europa, África, América do Sul, América do Norte, Pacífico Leste, Pacífico Sul, Médio Oriente e Antártida.

 

O eclipse começa às 2h31 em Portugal, quando a Lua começa a entrar na penumbra da Terra — a região menos escura da sombra do planeta — e adquire cores acinzentadas cada vez mais escuras.

 

O espetáculo intensifica às 3h28 porque é a essa hora que a Lua começa a exibir tons avermelhados e castanhos, à medida que entra na região mais opaca da sombra da Terra — a umbra.

 

momento alto do eclipse será entre as 4h29 e as 5h54 de Portugal Continental, quando a Lua fica totalmente dentro do cone de sombra da Terra e veste-se de vermelha. Mas nunca desaparece totalmente: durante o eclipse, os raios solares atravessam a atmosfera do planeta e dispersam-se. A luz azul e verde são absorvidas, mas os raios vermelhos seguem em frente e atingem o satélite natural da Terra.

 

Este eclipse total é especial porque o momento de alinhamento perfeito entre o Sol, a Terra e o satélite natural da Terra acontece apenas dois minutos antes da Lua Cheia, às 5h12.

 

Quarenta e dois minutos mais tarde, ela começa a sair da sombra terrestre, trocando progressivamente as tonalidades vermelhas e castanhas pelas cinzentas.

 

Às 7h52 de Portugal Continental, a Lua sai completamente da penumbra terrestre e recupera as cores a que estamos habituados.

 

Em direto, a partir das Canárias, Espanha

 

 

Em direto, a partir de Tenerife, Espanha

 

 

Em direto, a partir de Campinas, Brasil

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa DR]

Últimas