PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Morreu Almeida Santos

19 Janeiro, 2016 - 08:19

209

0

Antigo presidente da Assembleia da República e do Partido Socialista foi autor de mais de uma dezena de livros, incluindo ensaios jurídicos.

Morreu na noite desta segunda-feira António Almeida Santos, 89 anos, figura histórica e presidente honorário do PS. De acordo com o “Público”, o corpo do fundador do PS deverá estar em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, mas não haverá cerimónia religiosa, a pedido do próprio.
Almeida Santos morreu em casa, em Oeiras, pouco antes da meia-noite, disse a mesma fonte à Lusa. O presidente honorário do Partido Socialista sentiu-se mal após o jantar e foi ainda assistido na sua residência. A sua morte ocorreu pouco depois de ter manifestado apoio à candidatura de Maria de Belém Roseira nas eleições presidenciais de 2016; nesta campanha, estava já afectado com uma gripe.
Nascido em Seia, em fevereiro de 1926, é autor de mais de uma dezena de livros, incluindo ensaios jurídicos. Em 2006, publicou «Quase Memórias», uma autobiografia em dois volumes, grande parte da qual dedicada ao processo de descolonização entre 1974 e 1975. Neste livro, avança uma explicação para a mudança de atitude de Samora Machel (que conheceu de perto) em relação aos portugueses.
Foi presidente da Assembleia da República e membro do Conselho de Estado, de 1985 a 2002. Foi Presidente do Partido Socialista de 1992 a 2011 e desde o Congresso do PS de Setembro desse ano, é Presidente Honorário. Em Maio de 2011 defendeu que José Sócrates deveria demitir-se no caso de perder as eleições. A 25 de Abril de 2004 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e a 6 de Junho de 2008 com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

[Fotografia: Direitos Reservados]

Últimas