Menu

+

0

0

País

País: Maioria dos universitários recorre a ‘ajuda especial’ para trabalhos (e não diz nada aos professores!)

14 Dezembro, 2023 - 10:30

166

0

Ensino Superior.

Uma investigação que envolve mais de 400 estudantes universitários revelou que mais de metade utiliza a Inteligência Artificial (IA) e os respetivos algoritmos para estudar ou realizar trabalhos e que a maioria não revela aos professores.

 

Em comunicado, citado pelo Sapo24, a Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, no Porto, adianta que os resultados preliminares do estudo revelam que 53% dos universitários recorre a Inteligência Artificial (IA) para estudar e realizar trabalhos.

 

Citados no comunicado, os autores do estudo afirmam que esta é “uma realidade com tendência para aumentar”, o que obrigará a uma revisão dos sistemas de ensino e uma adaptação dos métodos de ensino e aprendizagem.

 

A investigação conclui ainda que cerca de 63% dos estudantes não informa os professores que utiliza estes sistemas, sobretudo “por receio da reação dos docentes”, mas também “como estratégia para ganhar vantagens no processo de avaliação”.

 

Contudo, a maioria dos universitários considera que os professores não se importam com a utilização destes sistemas “ou então fazem pedagogia no seu uso”.

 

Quando questionados sobre a autoria dos trabalhos feitos com recurso a inteligência artificial, mais de metade (58%) dos inquiridos afirmam que o trabalho é da sua autoria e dos colegas.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas