PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Luís Montenegro é o novo líder do PSD

28 Maio, 2022 - 21:55

210

0

Eleições PSD.

Depois de Rui Rio, Luís Montenegro é o rosto que se segue na liderança do PSD com uma vitória em toda a linha em relação a Jorge Moreira da Silva, avança o Diário de Notícias.

 

Nesta altura – com os votos por apurar a serem menores do que a diferença entre os dois candidatos – Luís Montenegro ​​​obteve 73% dos votos, contra 27% do seu adversário.

 

 

Vitória folgada no Alto Minho

Luís Montenegro venceu também no Alto Minho as eleições para a liderança do PSD. O candidato triunfou em oito das 10 concelhias. Perdeu para Jorge Moreira da Silva em Ponte de Lima… e em Viana do Castelo, um curioso empate.

 

O Partido Social Democrata (PSD) elege este sábado o sucessor de Rui Rio, que após o resultado das eleições legislativas de 30 de janeiro anunciou a sua saída da liderança. Na corrida estão dois candidatos: Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva. Um deles será eleito pelos cerca de 44 mil militantes aptos a votar.

 

 

Confira os resultados (por número de votos):

 

Arcos de Valdevez: Luís Montenegro 256  Jorge Moreira da Silva 48

Caminha: Luís Montenegro 21   Jorge Moreira da Silva 4

Melgaço: Luís Montenegro 11   Jorge Moreira da Silva 5

Monção: Luís Montenegro 26   Jorge Moreira da Silva 8

Paredes de Coura: Luís Montenegro 9   Jorge Moreira da Silva 3

Ponte da Barca: Luís Montenegro 136  Jorge Moreira da Silva 11

Ponte de Lima: Luís Montenegro 16   Jorge Moreira da Silva 23

Viana do Castelo: Luís Montenegro 90   Jorge Moreira da Silva 90

Valença: Luís Montenegro 30   Jorge Moreira da Silva 10

VN Cerveira: Luís Montenegro 7   Jorge Moreira da Silva 4

 

 

 

Luís Montenegro, 49 anos, advogado, atualmente a trabalhar no setor privado, foi autarca. Primeiro membro da assembleia municipal e vereador da Câmara de Espinho.

 

Foi eleito deputado nas legislativas de 2002, onde teve mandato até 2019. Entre 2011 e 2017 foi o escolhido para liderar a bancada social-democrata, onde ganhou forte protagonismo.

 

No PSD desenhou um caminho de confronto com Rui Rio, ao ponto de ainda em 2019 ter desafiado a liderança e obrigado o então presidente do partido a apresentar ao Conselho Nacional do PSD uma moção de confiança na direção (que ganhou).

 

No ano seguinte, Montenegro enfrentou mesmo Rui Rio (e Miguel Pinto Luz) em diretas, embora tenha perdido essa batalha. Remeteu-se aos bastidores e esperou pela oportunidade certa para reaparecer. Este sábado foi eleito líder do sociais-democratas.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas