PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Liberdade começou a chegar pela rádio às 22h55 – Foi há 48 anos [oiça AQUI como foi]

24 Abril, 2022 - 22:55

375

0

Efeméride.

A música chama-se E Depois do Adeus, interpretada por Paulo de Carvalho. Eram 22h55 do dia 24 de abril de 1974 quando foi ouvida na antena dos Emissores Associados de Lisboa. Era a primeira senha para a grande revolução que marcaria a História de Portugal.

 

 

Mas qual o significado?

O significado desta primeira senha era simples. Queria somente dizer que a operação tinha começado. Porquê este tema? Várias individualidades ao longo do tempo deixaram isso claro.

 

Não tendo conteúdo político e sendo uma música em voga na altura, não levantaria suspeitas, podendo a revolução ser cancelada se os líderes do MFA concluíssem que não havia condições efectivas para a sua realização.

 

 

Oiça aqui:

 

 

 

 

E Depois do Adeus é uma canção com letra de José Niza e música de José Calvário, que foi escrita para ser interpretada por Paulo de Carvalho na 12.ª edição do Festival RTP da Canção, do qual sairia vencedora.

 

Nessa qualidade, representou Portugal em Brighton, a 6 de Abril, no Festival Eurovisão da Canção 1974, terminando em último lugar, com apenas 3 pontos, ex aequo com as canções da Alemanha, Suíça e Noruega.

 

 

Mas houve outra senha?

Sim. Mas foi na Rádio Renascença. Às 0h25 do dia 25 de abril foi emitido o tema Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso. Uma música claramente política de um autor proscrito que dava a certeza aos revoltosos de que já não havia volta atrás. A revolução era mesmo para arrancar.

 

 

 

[Fotografia capa: Ilustrativa/DR]

Últimas