PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
País

País: Jorge Mendes preside ao Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Andorra

18 Abril, 2021 - 11:30

295

0

PUB Jorge Mendes, deputado pelo PSD na Assembleia da República eleito por Viana do Castelo, foi o nome eleito para presidir ao Grupo Parlamentar de Amizade (GPA) Portugal/Andorra. Os GPA […]

PUB

Jorge Mendes, deputado pelo PSD na Assembleia da República eleito por Viana do Castelo, foi o nome eleito para presidir ao Grupo Parlamentar de Amizade (GPA) Portugal/Andorra.

Os GPA devem apresentar, anualmente, um programa de atividades que submetem à aprovação do Presidente da Assembleia da República. A atividade dos GPA consiste na troca de informações regulares e na análise de assuntos de interesse comum, nomeadamente nas áreas política, cultural, social e económica.

“Os tempos actuais também não têm sido fáceis em Andorra. O GPA Portugal-Andorra, de ligação entre os dois Parlamentos, que tenho a honra de presidir, em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, está ao dispor da nossa comunidade. Vamos ao trabalho”, escreveu Jorge Mendes na sua página de facebook.

 

 

GPA Protugal/Andorra

[Fotografia: FB Jorge Mendes]

 

 

De referir que a iniciativa da constituição de um GPA com Parlamentos de outros Países, pode advir do Presidente da Assembleia da República ou de um grupo de Deputados mas o seu estabelecimento formal requer um despacho de constituição do Presidente e a sua publicação no Diário da Assembleia da República.

A aprovação carece do cumprimento de duas condições prévias, fundamentais:

  • Existência de relações diplomáticas com Portugal;
  • Os Parlamentos dos Países serem livremente eleitos.

Previamente à sua decisão, o Presidente da Assembleia da República, solicita um parecer à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, no sentido de elaborar um relatório sobre a viabilidade de constituição do Grupo proposto, seguindo-se os atos da publicação em jornal oficial do Parlamento e da respetiva tomada de posse.

Percorridos os trâmites processuais descritos, o Grupo elege os órgãos de direção, constituídos pelo Presidente e Vice-Presidente.

 

[Fotografias: FB Jorge Mendes]

 

PUB

Últimas