PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Já se sabe quantos somos – INE divulgou mais resultados dos Censos 2021

16 Dezembro, 2021 - 12:41

446

0

Escolarização aumentou.

A população residente em Portugal é de 10.344,802 pessoas. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

Foram obtidos, recorde-se, durante o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021.

 

“Na última década, o país registou um decréscimo populacional de 2,1% e acentuaram-se os desequilíbrios na distribuição da população pelo território, com uma maior concentração da população no litoral e junto à capital. Agravou-se também o fenómeno de envelhecimento da população, com o aumento expressivo da população idosa e a diminuição da população jovem: em 2021 existem 182 idosos por cada 100 jovens”, alerta o INE.

 

A população estrangeira residente em Portugal cresceu cerca de 40% face a 2011, fixando-se em 555 299 pessoas.

 

 

Escolarização aumenta – Mais pessoas a viver sozinhas.

O nível de escolarização da população aumentou “de forma significativa” nos últimos 10 anos, com o reforço da população com ensino superior e com o ensino secundário e pós secundário.

 

Refere ainda o INE que aumentou ainda, face a 2011, o número de pessoas que vivem sozinhas e diminuiu a dimensão média dos agregados domésticos privados.

 

No que respeita ao parque habitacional, Portugal registou um ligeiro crescimento do número de edifícios e de alojamentos destinados à habitação, embora num ritmo bastante inferior ao verificado em décadas anteriores.  Reforçou-se ligeiramente o peso da primeira habitação em detrimento das residências secundárias.

 

Em 2021, 70% dos alojamentos são ocupados pelo proprietário, embora esta percentagem tenha vindo a decrescer nas últimas décadas. Por sua vez, os alojamentos arrendados registaram um aumento de 16% face a 2011.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas