PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

País

País: Já ouviu o som dos canhões ‘antigranizo’? – Veja este VÍDEO

5 Julho, 2022 - 18:45

889

0

Intempérie.

Surgiram no ano passado. Vai ganhando adeptos por todo o país. Os canhões antigranizo funcionam, atestam vários fruticultores, sobretudo do interior norte onde as granizadas são mais habituais.

 

Esta terça-feira aconteceu em força na zona de Chaves e concelhos circundantes. Autênticas bolas de gelo caíram do céu, conforme documenta a fotografia. Mas antes… foram ouvidos disparos na localidade de Paraduça, em Moimenta da Beira.

 

Tratam-se de torres, onde estão instalados os canhões antigranizo. As máquinas detetaram a aproximação do dilúvio… e aconteceu isto.

 

 

Assista ao vídeo AQUI.

 

 

São disparos. No entanto, não foram balas que saíram dos canhões.

 

“Estes canhões são monitorizados por um radar que quando a trovoada se aproxima eles vão disparando umas ondas que fazem com que a trovoada se espalhe e o granizo é transformado em chuva ou granizo mais fino, não prejudicando a colheita”, explicou à TSF o presidente da Associação de Fruticultores de Armamar, José Osório.

 

O ruído causado pelos canhões sempre que são disparados pode assustar e ou surpreender os mais distraídos.

 

“Faz um bocado de barulho, por isso fizemos vários pedidos à Agência Portuguesa do Ambiente e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional. Todos esses pedidos estão aprovados, a partir daí espero que ninguém nos incomode”, disse ainda o responsável àquela emissora sublinhando que não acarreta qualquer problema ambiental, nem para humanos, nem para os animais.

 

 

[Fotografia: André Afonso/Via Meteo Trás-os-Montes]

Últimas