Menu

+

0

0

País

País: Já ouviu falar em adulteração do conta-quilómetros? Eis os carros onde ocorrem mais fraudes

3 Janeiro, 2024 - 12:11

376

0

Marcas de veículos de classe económica são as que mais apresentam problemas de fraude de quilometragem.

O Peugeot 206 é o carro onde se registam mais ocorrências de adulteração do conta-quilómetros, em Portugal (6,38% de todos os modelos verificados).

 

É o que diz um estudo da carVertical, empresa de dados automobilísticos, divulgado pelo portal Executive Digest.

 

O estudo analisou relatórios reais de histórico de veículos adquiridos pelos utilizadores da carVertical de novembro de 2022 a novembro de 2023. Um em cada 16 modelos podem ter a sua quilometragem alterada.

 

Logo a seguir vêm o Porsche 911 (5,41%), o Volkswagen Scirocco (3,49%), o Volvo V40 (2,82%) e Fiat 500 (2,8%).

 

As marcas de veículos de classe económica são as que mais apresentam problemas de fraude de quilometragem.

 

Entre os 20 modelos mais afetados em Portugal, quatro são fabricados pela Peugeot.

 

“Existe uma forte procura de mercado por veículos usados de classe económica em bom estado, o que explica o motivo pelo qual os veículos Peugeot são tão populares entre burlões”, refere o estudo.

 

“Adquirir um veículo com a quilometragem adulterada traduz-se sempre em despesas de funcionamento imprevisíveis e uma depreciação mais rápida do veículo”, alertou Matas Buzelis, chefe de comunicações da carVertical e especialista em automóveis.

 

Entre os menos arriscados, e ainda de acordo com o mesmo estudo, está o BMW Série 4. É o veículo menos afetado pela adulteração de quilometragem na lista com uma percentagem de 0,94%, o que significa que é 7 vezes mais arriscado comprar o Peugeot 206 do que o Série 4.

 

O Opel Corsa (1,09%), Audi A4 (1,2%), Renault Mégane (1,22%) e Audi A5 (1,22%) também estão entre os veículos com menos adulterações na quilometragem.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas