PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

País: Imposto sobre refrigerantes faz aumentar contrabando

28 Junho, 2021 - 10:49

325

0

PUB A GNR apreende semanalmente mais de mil litros de bebidas (com e sem álcool) cuja origem provém do contrabando. E desde 2017 que a Unidade de Ação Fiscal (UAF) […]

PUB

A GNR apreende semanalmente mais de mil litros de bebidas (com e sem álcool) cuja origem provém do contrabando. E desde 2017 que a Unidade de Ação Fiscal (UAF) da Guarda se depara com algo emergente: os muitos litros de refrigerante que entram no país e que chegam de Espanha. 

De acordo com o portal Sapo, que cita o Jornal de Notícias (JN), foram apreendidos só pela UAF 222 mil litros de bebidas, totalizando mais de 1,5 milhões de euros em mercadoria. O jornal frisa que é um novo fenómeno difícil de controlar porque este tipo de bebidas açucaradas passa despercebido nas alfândegas e não há nada que diferencie dos produtos legais, que pagaram os devidos impostos, e os que são de contrabando.

Em maio, a GNR desmantelou uma rede que vendia bebidas no mercado paralelo em Lisboa, Setúbal e Santarém. O JN dá conta que os responsáveis compravam grandes quantidades destas bebidas em Espanha — aproveitando a suspensão de imposto — para depois vende-las em Portugal. Os contrabandistas controlavam igualmente os circuitos de distribuição, de forma a conseguirem escoar as bebidas ilegais.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

Últimas