PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Há casos de salmonela em Portugal associados aos ovos Kinder? – DGS já respondeu

6 Abril, 2022 - 01:00

1318

0

Surto.

Não. Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS) não foram reportados casos de doença gastrointestinal associados ao surto europeu com ligações a produtos da marca Kinder, que não terão sido distribuídos no mercado nacional.

 

Em resposta ao Sapo24, a DGS esclareceu que “não há, até à data, casos reportados de doença gastrointestinal em Portugal que possam ser eventualmente associados ao surto europeu”.

 

De acordo com a autoridade de saúde, “no dia 2 de abril foi identificado um produto alimentar associado a um surto de salmonela em vários países europeus, tendo sido emitido um alerta no âmbito da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar”.

 

Dois dias depois, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) informou a DGS “de que Portugal estará fora da rastreabilidade deste produto”. Isto é, “não terá sido distribuído diretamente para o mercado nacional”.

Recorde-se que um lote de ovos Kinder levou a que vários consumidores, no Reino Unido, começassem a apresentar sintomas de salmonella. 

 

Segundo a SIC Notícias, a Agência responsável pela proteção da saúde pública britânica afirma que a empresa Ferrero, que detém a produção do ovo Kinder, identificou o problema e, consequentemente, um lote específico de ovos foi retirado das prateleiras dos supermercados.

 

Pelo menos 57 pessoas ficaram infetadas, a maioria crianças entre os 3 e os 5 anos.

 

Refere o jornal The Guardian que os chocolates em causa são ovos de 20 gramas e três embalagens de ovos com datas de validade entre 11 de julho e 7 de outubro de 2022.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas