PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

País

País: Governo já anunciou mais uma medida para combater a escalada dos combustíveis

8 Março, 2022 - 20:25

880

0

“Vai durar o tempo que for necessário”, garantiu Costa.

 

O Governo vai reduzir o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP). O anúncio foi feito pelo Primeiro-Ministro António Costa esta terça-feira, no final da reunião da Concertação Socia.

 

Trata-se de uma nova medida para atenuar a escalada dos preços dos combustíveis, com mais uma significativa subida de preço prevista para segunda-feira.

 

“A partir de sexta-feira vamos desenvolver em redução do ISP todos os potenciais aumentos da receita fiscal em sede de IVA”, declarou o primeiro-ministro.

 

Na prática, isto quer dizer que se na próxima semana “houver um aumento de 5 cêntimos no IVA por litro, vai pagar menos 5 cêntimos” no ISP.  A ideia é neutralizar o impacto da subida do preço na parte que o contribuinte entrega ao Estado.

 

A medida “vai durar pelo tempo que for necessário”, garantiu Costa. assim como o IVAucher e o AUTOvoucher. “Não há um quadro previsível para o fim da guerra nem para os estilhaços da mesma”, sublinhou.

Relativamente ao gás de botija, será estendida uma subsidiação de dez euros em garrafa para todos os beneficiários da tarifa social da eletricidade.

 

[Fotografia: DR]

Últimas