PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

País/Fátima: Celebrações do 13 de maio sem peregrinos e com “coração em lágrimas”

6 Abril, 2020 - 13:59

1223

0

PUB As celebrações do 13 de maio em Fátima serão este ano feitas sem a habitual multidão de peregrinos no recinto de oração. Em comunicado, o Santuário de Fátima refere […]

PUB

As celebrações do 13 de maio em Fátima serão este ano feitas sem a habitual multidão de peregrinos no recinto de oração. Em comunicado, o Santuário de Fátima refere que a decisão surge no contexto da situação de emergência que o país e o mundo atravessam, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (2019).

“É com muita dor e tristeza de alma e coração, mas também com grande sentido de responsabilidade que neste momento comunico que o Santuário de Fátima irá celebrar a Grande Peregrinação Internacional Aniversária de maio sem peregrinos fisicamente presentes, sem a presença física de peregrinos, como tem sido habitual”, disse o bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto.

“Suspender esta peregrinação de maio nos moldes habituais é um ato de responsabilidade pastoral e também um profundo ato de fé, que comunico com o coração em lágrimas, porque sei da importância deste momento, em particular para tantos milhares de peregrinos que aqui vêm em busca de um alimento, de conforto e de paz para o ano inteiro”, continuou.

“Peço a todos que compreendam que, em virtude da pandemia e da necessidade de evitar a propagação do vírus, esta é a única decisão sensata e responsável que poderíamos tomar. Não podemos correr riscos!”, sublinhou o bispo de Leiria-Fátima. “Não podíamos de modo algum permitir que o nosso Santuário se tornasse centro ou foco de contágio para o país e para o mundo”.

“Esta decisão assenta no respeito pelos próprios peregrinos, por todos nós, pelo bem comum da saúde pública e reflete a nossa fé de cidadãos responsáveis e solidários. Este tempo ordena-nos que fiquemos em casa”, apelou D. António Marto.

A Peregrinação, que assinala a primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos de Fátima, será, contudo, transmitida através dos meios de comunicação social, nos moldes habituais permitindo que milhares de pessoas possam acompanhar as celebrações peregrinando a partir de casa.

 

[Fotografia: RTP / Arquivo]

 

PUB

Últimas