PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País em Situação de Contingência até domingo – Costa admite que pode ser prolongada

14 Julho, 2022 - 11:59

360

0

Incêndios.

Asituação de contingência em Portugal, decretada na sequência da onda de calor e do risco máximo de incêndio em Portugal continental, vai “provavelmente” ser prolongada, pelo menos, até ao próximo domingo, 17 de julho.

 

Segundo o ECO, a informação foi avançada esta quinta-feira pelo primeiro-ministro António Costa, seguindo uma recomendação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

Decretada no passado domingo, dia 10, a situação de contingência estava prevista para vigorar até às 23h59 horas do dia 15 de julho. Assim, será prolongada, pelo menos, “até às 24h do próximo domingo”, mas o primeiro-ministro admite que tenha de ser estendida ao longo da próxima semana também.

 

António Costa frisou que, ainda que o estado de contingência chegue ao fim no próximo domingo, face à descida das temperaturas (que rondarão, no entanto, os 30 graus Celsius), o país não deixará de estar em “estado de preocupação”.

 

No distrito de Viana do Castelo existe agora apenas um incêndio ativo e por dominar: o de Ponte da Barca, que deflagrou em Lindoso, onde combatem 47 operacionais apoiados por 15 viaturas e dois meios aéreos.

 

O distrito de Viana do Castelo encontra-se esta quinta-feira sob aviso laranja devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

 

 

[Fotografia: Aveiro-onlinenews Portugal]

Últimas