PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País em choque com imagens de idosa coberta de formigas [VÍDEO]

23 Setembro, 2022 - 13:03

527

0

Ana Mendes Godinho sublinha que é necessário averiguar a situação “até às últimas circunstâncias”.

O vídeo foi divulgado pelo Jornal de Notícias. Mostra uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé, no Algarve, deitada na cama e coberta de formigas. Quem filmou a idosa salienta ainda que a mesma estava amarrada à cama, com uma ferida aberta, e que o seu filho já tinha realizado várias queixas à instituição.

 

O vídeo terá sido gravado um mês antes da idosa ter acabado por falecer, sendo que o filho queixa-se agora de maus-tratos por parte da Santa Casa de Boliqueime.

 

“Notei uma falta de cuidado quando ela entrou na instituição. Quando a fui visitar ela estava coberta de formigas e alertei o lar, mas não fizeram nada”, disse João Queiroz ao Correio da Manhã.

Entretanto, a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime já reagiu ao sucedido numa publicação feita no Facebook.

 

“A mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, tendo tomado conhecimento do vídeo partilhado (…) determinou a instauração de um inquérito de natureza disciplinar para apurar quem é (são) o(s) responsável(is)por esta situação inadmissível e será implacável (…) na punição”, lê-se no comunicado, onde também é referido que foi apresentada uma queixa-crime contra a pessoa que filmou e divulgou o vídeo nas redes sociais.

 

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, já reagiu à situação.

 

“Naturalmente, é um caso de uma gravidade que se tem de verificar e tirar todas as averiguações que é preciso. A Segurança Social tinha tido uma denúncia no início deste mês e, logo após a denúncia, desencadeou averiguações – que está a fazer – até já com a participação do Ministério Público”

“Tomei conhecimento do caso, pedi informações, e a Segurança Social informou-me que lhes tinha sido comunicado no início do mês a situação e tinha agido para averiguações mal tinha tido conhecimento”, disse a governante citada pelo jornal i.

 

Para Ana Mendes Godinho é necessário averiguar a situação “até às últimas circunstâncias” para perceber tudo o que se passou.

 

 

VÍDEO [clique para abrir]

 

[Fotografia: DR]

Últimas