PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

País

País: Eis a primeira rede onde portugueses e espanhóis partilham (Monção, Valença e Cerveira fazem parte)

1 Fevereiro, 2023 - 22:44

1302

0

Cerimónia realizada no Museu dos Coches, em Lisboa.

Realizou-se esta terça-feira, no Museu dos Coches, em Lisboa, o Acordo de Constituição da Rede Espanha – Portugal de Cooperação Transfronteiriça (REDCOT). 

 

Um dia histórico, numa rede que envolve diversos agrupamentos e associações transfronteiriças, entre os quais, as Eurocidades Monção/Salvaterra de Miño, Valença/Tui, e Vila Nova de Cerveira/Tomiño.

 

Reconhecendo a necessidade de reforçar a cooperação em zonas de fronteira, o acordo tem como objetivo dar “uma resposta efetiva às populações locais nas áreas de cuidados de saúde de emergência, circulação de trabalhadores transfronteiriços, proteção civil, despovoamento, investimento transporte de mercadorias e apoios sociais e económicos”.

 

No âmbito do acordo, a REDCOT desempenhará um papel relevante no desenvolvimento de mecanismos de colaboração e intercâmbio de boas práticas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, o desenvolvimento económico e social e a criação de novas oportunidades em diversos domínios.

 

“Esta rede transfronteiriça responde a questões essenciais no quotidiano das populações raianas e constitui uma mais valia para quem reside nas zonas de fronteira, assumindo-se como um passo fundamental para uma verdadeira partilha de serviços nas áreas da saúde, trabalho e proteção civil”, disse o Presidente da Câmara, António Barbosa.

 

Ao mesmo tempo, sublinhou, incentiva o investimento conjunto e fortalece o desenvolvimento de sinergias e experiências, impulsionando candidaturas a programas europeus e uma maior coordenação e articulação entre as regiões.

 

“Trata-se de uma vontade antiga das populações raianas que, felizmente, é agora concretizada em benefício das pessoas”.

 

O Acordo de Constituição da Rede Espanha – Portugal de Cooperação Transfronteiriça (REDCOT) surge na sequência da assinatura do memorando de entendimento entre o Ministério da Coesão Territorial da República Portuguesa e o Ministério de Política Territorial do Reino de Espanha, celebrado no dia 4 de novembro de 2022, em Viana do Castelo.

 

 

 

[Fotografia: DR/Via jornal Telemariñas]

Tópicos:

#Eurocidade

Últimas