PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

País

País: Eis a primeira foto do ‘cometa verde’ em Portugal (só volta a passar daqui a 50 mil anos)

25 Janeiro, 2023 - 22:08

2342

0

Astronomia.

É a primeira foto divulgada do cometa verde captado a partir de Portugal. Trata-se de uma rocha espacial, nomeada E3, que está prestes a fazer sua maior aproximação da Terra em 50.000 anos.

 

A fotografia que ilustra a notícia foi divulgada pelo portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal. Foi captada esta terça-feira em Castanheira de Pera, distrito de Leiria, e é assinada por Miguel Marques.

 

“Ter a oportunidade de observar um cometa é um evento único na vida do ser humano e nós já tivemos essa sorte duas vezes! Ontem fomos até aos Passadiços da ribeira das Quelhas, em Castanheira de Pera e aproveitámos a noite para contemplar o céu, sem pressa. Fomos ainda com a luz do sol, vimo-lo a por-se e a ser “perseguido” por Vénus, Saturno e a Lua – uma conjunção linda de se ver, também!”, referiu o autor.

 

“Este cometa é diferente do outro. Ainda que estejamos num sítio com baixa poluição luminosa não é fácil de o avistar a olho nu, por isso íamos disparando cliques até ele surgir no nosso ecrã. E surgiu!”, contou.

 

O C/2022 E3 é um cometa da nuvem de Oort que foi descoberto pela Zwicky Transient Facility em 2 de março de 2022.

 

O cometa atingiu o seu periélio (quando está mais próximo do Sol) no dia 12 de janeiro de 2023, a uma distância de 1,11 UA (166 milhões de km) e a passagem mais próxima da Terra será no dia 1 de fevereiro de 2023, a uma distância de 0,28 UA (42 milhões de km).

 

O cometa pode ficar mais brilhante do que magnitude 6 e tornar-se visível a olho nu como uma pequena mancha difusa num céu escuro o suficiente, mas poderá ser visto de Portugal apenas com binóculos.

 

O C/2022 E3 está visível desde o passado dia 12, mas pode ser observado a partir de Portugal graças às abertas da nebulosidade e à mudança do ciclo da Lua.

 

Assim, para observar o cometa terá de ser num local com quase nenhuma luz artificial ao redor. Caso o consiga localizar, se usar binóculos, poderá até ver a cauda. De acordo com a NASA, a melhor hora para ver o cometa é antes do amanhecer.

 

Atualmente, o cometa está em direção à constelação de Boötes e perto de Hércules (pode consultar aqui um mapa celeste interativo).

 

 

[Fotografia: Miguel Marques/Meteo Trás os Montes – Portugal]

Últimas