PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: E se as legislativas fossem hoje? – Veja a sondagem da Aximage

24 Abril, 2022 - 11:51

413

0

Sondagem.

Quase três meses depois das eleições legislativas antecipadas por causa do chumbo da primeira proposta de Orçamento do Estado, realizadas no final de janeiro, o PS segue destacado na liderança (40,7%), a (ainda mais) larga distância do PSD (25,2%), que perde quarto pontos percentuais neste período.

 

Uma sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF, citada pelo ECO Sapo, publicada este domingo, mostra que o vazio diretivo nos social-democratas, com Rui Rio demissionário há várias semanas e dois candidatos (Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva) a disputar a liderança, é aproveitado pela Iniciativa Liberal (7,9%), que sobe três pontos e ultrapassa o Chega (7,8%) como terceira força política.

 

Com oscilações de décimas face à última votação nas urnas, entre os partidos com representação parlamentar, seguem-se PCP (4,1%), BE (4%), Livre (1,5%) e PAN (1,5%).

 

Fora do hemiciclo e agora com Nuno Melo na presidência, o CDS-PP cresce seis décimas face ao resultado alcançado por Francisco Rodrigues dos Santos, para 2,2%.

 

Esta sondagem mediu também a popularidade dos líderes partidários. Os únicos em terreno positivo são o socialista António Costa e o liberal João Cotrim Figueiredo.

 

A principal novidade é a queda de Jerónimo de Sousa, numa altura em que o PCP é criticado pela posição sobre a guerra na Ucrânia. O comunista passou a ser o mais impopular (-53 pontos na diferença entre avaliações positivas e negativa), tomando o lugar de André Ventura (-38), líder do Chega.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas