PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Costuma usar a expressão “resvés campo de ourique”? Nasceu há 267 anos

1 Novembro, 2022 - 15:32

344

0

A 1 de novembro de 1755.

É daquelas expressões que todos ou quase todos já utilizamos. Segundo vários especialistas no idioma de todos nós, a expressão “resvés (ou rés-vés) Campo de Ourique” remonta a 1755 quando o terramoto de 1 de novembro assolou Lisboa.

 

O forte abalo, estimado entre 8,5 e 9,5 na escala de Richter, destruiu a capital até à zona de… Campo de Ourique. Está ficou intacta. Os famosos 35 arcos do Aqueduto das Águas Livres não apresentaram uma única fenda. 

 

A explicação, sabe-se hoje, é de ordem geológica. O aqueduto e os seus grandes arcos ficam situados na junção de duas placas do Cretácio Superior, muito perto de uma falha sísmica: a de Campo de Ourique.

 

Desde então, a expressão é usada quando algo (de mal) não acontece por um triz, como que por milagre. Em vez de se dizer “isso não aconteceu, por uma grande sorte“, poder-se-à dizer ….”foi résvés campo de Ourique“.

 

No dia 1 de novembro, o sismo ocorrido em Portugal na zona de Lisboa, destruiu por completo a baixa da capital. Poderão ter morrido perto de 90.000 pessoas.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas