PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

País

País: Confia nos seus vizinhos? – Veja como andam os portugueses nesta matéria

29 Outubro, 2021 - 15:41

234

0

Estudo da Universidade de Gotemburgo.

Os portugueses estão entre os povos europeus que menos confiam no próximo. O índice de confiança em Portugal entre habitantes situa-se nos 5.8, ligeiramente abaixo da média europeia que está nos 5.9, de acordo com um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, divulgado esta sexta-feira pelo Sapo Multinews.

 

Dentro do nosso país, as variações são muito ligeiras: Só a Madeira regista uma pontuação que a coloca no laranja mais escuro (5.3), sendo a região onde menos se confia no próximo.

 

Já no continente, é na região Centro onde os habitantes menos depositam confiança nos vizinhos (5.7), seguindo-se Algarve, Lisboa e Açores com 5.8. O Alentejo e o Norte são as regiões com a pontuação mais elevada dentro do país (5.9).

 

Mas há países onde ainda se confia menos no próximo. É o caso de Espanha, que pontua 5.1 numa escala de 10. As pontuações dos italianos (5,5) e franceses (5,4) também estão abaixo da média europeia, enquanto os alemães (6,5) estão acima.

 

 

Mapa de confiança no próximo da Universidade de Gotemburgo
[Fonte: Sapo Multinews]

 

 

As pontuações mais altas para a confiança nos vizinhos foram registadas na Holanda (7,5), Finlândia (7,2) e Lituânia (7,0).

 

Das 240 regiões em que a União Europeia está dividida, apenas 17 dão nota negativa aos seus vizinhos e cinco delas são espanholas.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas