PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Combustíveis voltam a ficar mais caros na próxima semana

7 Janeiro, 2022 - 15:38

377

0

Tanto a gasolina como o gasóleo já subiram quase cinco cêntimos por litro desde o início do ano.

O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento nacionais vai ser revisto em alta na próxima semana. “A evolução das cotações em euros aponta para uma subida do preço do gasóleo em até 2,5 cêntimos por litro enquanto que o da gasolina deve registar um aumento de até mais um cêntimo por litro”, adiantou fonte do setor à Multinews.

 

Os preços dos postos junto aos hipermercados, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma subida de 0,0096 euros na gasolina e um aumento de 0,0211 euros no gasóleo”, adianta outra fonte.

 

Feitas as contas, e adicionando o aumento esperado para a próxima semana, tanto a gasolina como o gasóleo já subiram quase cinco cêntimos por litro desde o início do ano. Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), na última semana de dezembro um litro de gasolina valia 1,665 euros por litro enquanto que o ´diesel’ custava 1,501 euros por litro.

 

Os mesmos dados mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal está atualmente nos 1,705 euros, enquanto o gasóleo vale 1,522 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

 

A contribuir para a escalada dos preços está o aumento das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o aumento do ‘ouro-negro’.

 

O Brent, petróleo de referência na Europa, mantém a tendência de subida dos últimos dias, potenciada pela perceção do mercado de que os efeitos da variante Ómicron do coronavírus na procura de crude serão limitados.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas