PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

País: Coletes Amarelos manifestam-se esta sexta-feira – Saiba onde vão estar os do Alto Minho

20 Dezembro, 2018 - 17:26

352

0

A expetativa é grande. Está marcada para esta sexta-feira a manifestação dos Coletes Amarelos em Portugal. O movimento, inspirado nos recentes acontecimentos em França, conta já com dezenas de milhar […]

A expetativa é grande. Está marcada para esta sexta-feira a manifestação dos Coletes Amarelos em Portugal. O movimento, inspirado nos recentes acontecimentos em França, conta já com dezenas de milhar de perfis aderentes no facebook. Resta agora saber o que irá acontecer na realidade.

Por todo o país, de norte a sul, estão já assinalados vários pontos de concentração dos manifestantes. No Minho, a manifestação deverá ter maior força em Braga. O jornal Diário do Minho aponta o nó de Infias como zona de concentração. Uma força que poderá aumentar de forma exponencial ao longo do dia, visto que os movimentos vindos de outros concelhos minhotos fazem já intenção de juntar-se aos bracarenses. É o caso do movimento de Barcelos que, refere ainda o Diário do Minho, já veio a público anunciar na rede social que se vão juntar à concentração de Braga. Também de Famalicão, outros dos locais onde estava previsto amarelar as ruas, o movimento também mostra intenção de seguir para Braga.

De Viana do Castelo, onde chegou a estar prevista uma concentração assinalada para a Praça da República (zona pedonal da cidade), são poucas a informações, mas tudo aponta que Braga seja também o destino.

Contrariamente às tensões que se verificaram em França, o movimento português dos Coletes Amarelos assume-se como “pacífico apartidário, sem fins lucrativos”, e revela ainda o que está na base da manifestação, nomeadamente “a insatisfação com os variados problemas da atualidade do país”. Redução das taxas e impostos, o aumento do salário mínimo nacional, a revisão dos valores do subsídio de desemprego, rendimento mínimo e rendimento de inserção, a diminuição das disparidades nas pensões de reforma, a adoção imediata de medidas efetivas de combate à corrupção no Governo, na administração pública, nos serviços públicos, no setor empresarial e setor bancário são algumas das medidas que o Coletes Amarelos exigem.

Apelam ainda à reforma no Serviço Nacional de Saúde, através do fim da “prática antagónica existente entre as necessidades do doente e os lucros da indústria farmacêutica, entre o valor de uso e o valor de troca dos medicamentos, face ao poder de compra dos portugueses”.

 

[Fotografia: Jornal de Negócios / Direitos Reservados]

 

 

Veja onde estão previstas as concentrações de Coletes Amarelos para esta sexta-feira [Imagem: Direitos Reservados]

PUB

Últimas