PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Chega propôs feriado no dia 25 de novembro. Foi chumbado

11 Junho, 2024 - 18:52

196

0

Parlamento passa a ter sessão solene evocativa do 25 de Novembro de 1975.

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a proposta do CDS para que seja organizada anualmente uma sessão solene evocativa do 25 de Novembro de 1975.

 

Já a proposta do Chega para que a data seja feriado nacional foi chumbada.

 

Segundo o Notícias ao Minuto, a deliberação do CDS-PP para que o 25 de novembro de 1975 seja assinalado todos os anos pela Assembleia da República teve o apoio claro do PSD, do CDS-PP, da Iniciativa Liberal (IL) e do Chega, mas o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS Pedro Delgado Alves recusou essa perspetiva de “colocar no mesmo plano”, em termos de memória histórica, o 25 de Abril de 1974 e a operação militar conduzida pelo general Ramalho Eanes já com a democracia instituída.

 

Menor consenso entre as bancadas da direita parlamentar mereceu a iniciativa do Chega, que pretende que o 25 de novembro seja feriado nacional, com o PSD, por via do deputado Bruno Vitorino, a demarcar-se dessa proposta.

 

Ao longo de cerca de duas horas, travaram-se vários debates acesos em torno do significado histórico do 25 de novembro de 1975, sobretudo opondo CDS, PSD e Chega ao PCP e Bloco de Esquerda.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/FB André Ventura]

Últimas